Portal Caparaó - Trutaioba, do Restaurante Estância Gourmet
Entretenimento

Trutaioba, do Restaurante Estância Gourmet

27/06/2016 - Atualizado em 28/06/2016 08h11

ALTO CAPARÁO (MG) - Neste primeiro dia de apresentação do Roteiro Gastronômico de Alto Caparaó, a atenção se volta para os pratos a base de peixes. Desta iguaria, surgem dois pratos em dois restaurantes: a TRUTAIOBA, do RESTAURANTE ESTÂNCIA GOURMET, que você conhece aqui, e a TRUTA AO MOLHO DE ALCAPARRAS, do RESTAURANTE DO BEZERRA.

ESTÂNCIA GOURMET - TRUTAIOBA

PRATO: TRUTAIOBA. O prato resultou de uma combinação de produtos regionais com o resgate de iguarias da cidade de Alto Caparaó. É composto por 300 g de truta, angu branco moído na pedra, taioba e molho branco. Contam os “antigos” que peixe e angu sempre andavam juntos, pois em razão dos espinhos que tinham na pescado, após o comerem, os pais davam angu aos filhos para “limpar a garganta”. Finaliza o prato, uma saborosa sobremesa de doce de pêra caparaoense. Serve: Duas pessoas. Valor: R$ 75,00.

O RESTAURANTE: ESTÂNCIA GOURMET: Inaugurado em julho de 2007, o restaurante visava atender aos clientes que passavam apenas parte do dia no Parque Nacional do Caparaó. Com o tempo e por sua variedade de pratos e estrutura, o restaurante passou a ser uma atração turística local, se especializando, nos últimos anos, na realização de grandes eventos, como workshops e casamentos.

O CHEFE: ELIACIR FERNANDES é natural de Alto Jequitibá, cidade vizinha a Alto Caparaó. Sempre foi um apaixonado pela gastronomia, paixão esta, que o levou, aos 28 anos de idade, a se aventurar pela Europa em busca de novos conhecimentos. No “velho continente”, teve a oportunidade de cozinhar ao lado de renomados chefes, até que inaugurou seu primeiro restaurante, o “Bossa Nova”, na Holanda. Quando Eliacir acreditava estar estabilizado em sua carreira profissional, atuando como chefe de cozinha em um grande hotel na Holanda, foi surpreendido com o convite do amigo de infância, Ronald Gripp, para voltar ao Brasil e chefiar a gastronomia do Restaurante Estância Gourmet. Desafio feito e aceito, o que fez o chefe voltar a sua terra de origem e, atualmente, ser um dos mais conhecidos profissionais da alta gastronomia no Estado.

Estância Gourmet 

www.estanciagourmet.com.br

Tel.: 32 3747 2198

Durante esta semana, você irá conhecer os pratos, os proprietários e os restaurantes de Alto Caparaó.

A divulgação do Roteiro Gastronômico é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Alto Caparaó.Saiba mais aqui

Veja também: Truta ao molho de Alcaparras do Restaurante do Bezerra

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.