Portal Caparaó - PC inicia agendamento para emissão de identidade em Manhuaçu
Segurança

PC inicia agendamento para emissão de identidade em Manhuaçu

28/06/2016 - Atualizado em 29/06/2016 07h49

MANHUAÇU (MG) - O atendimento agendado para emissão de carteira de identidade no setor de identificação da Delegacia Regional de Polícia Civil, em Manhuaçu, começa no dia 1º de julho. Mas a marcação de horários já começou a valer. Por enquanto, o agendamento é feito pessoalmente, mas a intenção do Delegado Regional Dr. Carlos Roberto Souza é tornar todo o processo eletrônico com o passar do tempo.

Desde que assumiu a Regional de Manhuaçu, o delegado conta que um dos desafios é acabar com a fila para emissão de carteiras de identidade. “Há pessoas que chegam à porta da delegacia às 5 horas da manhã e passam o dia todo esperando”, explica.

A capacidade de atendimento é apenas 50 fichas por dia. Como não tem condições de ampliar a estrutura atual, Dr. Carlos Roberto está implantando o sistema de agendamento prévio. “A partir de agora, em qualquer dia da semana, a pessoa pode procurar a delegacia com um documento – por exemplo, a certidão de nascimento – e escolher o dia e o horário para ser atendido. Pode até enviar o documento com um representando para agendar”, detalha.

A mudança vai tornar o procedimento mais cômodo para os moradores de Manhuaçu. “O sistema já foi implantado e estamos agendando os atendimentos. Nesse primeiro momento, naturalmente os horários vagos serão preenchidos com quem estiver aqui e vier sem agendamento. No entanto, queremos que a pessoa agende e venha no dia e horário certo. Não vai ser preciso mais enfrentar filas”, calcula.

Mesmo com as mudanças no agendamento, é preciso levar todos os documentos ao posto de identificação: certidão de nascimento ou casamento e duas fotos 3x4. Menores devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. A primeira via da identidade é de graça.

VIA INTERNET

O primeiro mês ainda será de ajustes, no entanto, a meta é que todo o processo de agendamento seja informatizado. “Estamos pensando em fechar um acordo com as Secretarias de Educação e de Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu e com a Superintendência de Ensino para que as escolas e o serviço social possam fazer esse agendamento. O morador poderá procurar uma escola e lá será feita a marcação pela internet”, planeja.

Não existe taxa de agendamento. A pessoa que for fazer a carteira de identidade deve apresentar o documento para se cadastrar. Não pode ser substituída. “Criamos esse mecanismo para não ter gente explorando, querendo vender vagas. Quem for cadastrado é que deverá vir no dia e horário marcados”.

O delegado regional Dr. Carlos Roberto considera que o crescimento regional favorece a movimentação no setor de identificação em Manhuaçu. “Temos buscado criar meios para atender melhor a população. Agora, com o agendamento, fica muito mais fácil. A ideia é uma só: melhorar o atendimento”, finaliza. 

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.