Portal Caparaó - Supera realiza 1º Campeonato de Jogos de Tabuleiro
Geral

Supera realiza 1º Campeonato de Jogos de Tabuleiro

29/06/2016 - Atualizado em 29/06/2016 11h12

MANHUAÇU (MG) - O Supera Manhuaçu organiza o 1º Campeonato de Jogos de Tabuleiro de Manhuaçu com o objetivo de propiciar desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos, de forma lúdica e motivadora. A final será no dia 02 de julho, no Salão de Eventos do UBA, a partir das 9h.

Todas as escolas da cidade foram convidadas a participar. Estão inscritas as escolas: Anglo, Cantinho dos Sonhos, CEM (Centro Educacional de Manhuaçu), Colégio América e Faculdade do Saber. Ao todo, foram mais de 200 alunos inscritos, entre 8 e 18 anos.

Serão três jogos disponíveis no torneio: Calculando o Seu Lugar, Bloqueio e Futebox. Cada aluno inscrito pode se inscrever em apenas um dos jogos.

A primeira etapa dos jogos, eliminatória e classificatória, foi realizada nas próprias escolas participantes. De cada escola foram mantidos no campeonato dois finalistas para cada faixa etária e por tipo de jogo.

A final do 1º Campeonato de Jogos de Tabuleiro de Manhuaçu, ocorrerá no dia 2 de julho, no salão Nobre do UBA, a partir das 9h.

Categorias:

Escolar: 8 a 10 anos

Adolescentes (Categoria 1): 11 a 14 anos

Adolescentes (Categoria 2): 15 a 18 anos

Premiação:

1º lugar: Medalha de ouro + Certificado + 1 jogo Mini-Bloqueio + Isenção total de matrícula + 28% de desconto nas mensalidades do Curso Supera.

2º lugar: Medalha de Prata + Certificado + 1 jogo Cilada + 50% na matrícula + 25% nas mensalidades do Curso Supera.

3º lugar: Medalha de Bronze + Certificado + 1 jogo Mini Ying Yang + 25% de desconto na matrícula e 20% mensalidades do Curso Supera.

JOGOS DE TABULEIRO FAVORECEM DESENVOLVIMENTO

No cenário tecnológico atual, a maioria das crianças e adolescentes, estabelecem entre si uma nova forma de interagir e socializar informações e anseios. Sejam as redes sociais ou jogos de ação no vídeo game, a maioria destes jovens dedicam grande parte de seu tempo dedicados a eles.

Apesar do jogo de vídeo game, comprovadamente estimular funções cognitivas importantes, como concentração, planejamento (função executiva) e atenção sustentada, ao mesmo tempo, distancia estes jovens do convívio social real.

Em contrapartida, vários autores apontam que os jogos, em especial os de tabuleiro, favorecem o desenvolvimento do ser humano em uma perspectiva social, criativa, afetiva, histórica e cultural. Ao jogar e realizar atividades lúdicas os alunos desenvolvem inúmeras habilidades, tais como: explorar e refletir sobre a realidade, a cultura em que vivem, incorporam e, ao mesmo tempo, questionam regras e papéis sociais.

O jogo é, portanto, uma oportunidade de desenvolvimento, visto que ao jogar experimenta-se, inventa-se, descobre-se, aprende-se e assim, a inteligência e sensibilidade vão sendo desenvolvidas. Os jogos garantem que as potencialidades e a afetividade se harmonizem. Dessa maneira, pode-se dizer que o jogo é importante, não somente para incentivar a imaginação, mas também para auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

Dentre as habilidades estimuladas a partir dos jogos de tabuleiro, podemos destacar:

Características da personalidade

Autocontrole

Autoestima

Confiança

Emoções

Encadeamento de ideias

Peculiaridades de pensamento símbolos - fantasias

Materialização de conceitos abstratos

Estimula a atividade cerebral

Exercita harmoniosamente os dois hemisférios cerebrais (corpo caloso)

Observação - Concentração

Desenvolvimento mental

Disciplina, respeito as regras

Busca adequada dos meios para se alcançar os fins

Pensamento objetivo / abstrato

Atividade pergunta - resposta

Socialização - jovens e crianças

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.