Portal Caparaó - Temporada de festas começa em Alto Caparaó
Entretenimento

Temporada de festas começa em Alto Caparaó

08/07/2016 - Atualizado em 09/07/2016 09h05

ALTO CAPARAÓ (MG) - O Restaurante Estância Gourmet completou oito anos de existência. Referência na gastronomia da região, a casa mudou o perfil de Alto Caparaó, trazendo uma nova experiência para as montanhas. Grande parte dessa história é composta também pelo renomado chef Eliacir Fernandes.

A convite dos empresários Ronald Gripp e seu filho Ronaldinho, o chef Eliacir Fernandes retornou para suas origens, depois de anos de experiência na Europa, onde trabalhou vários anos na Holanda. O resultado foi a expressão de sabores incríveis com uma pitada bem mineira.

“Na Europa, apesar da cultura culinária francesa ser muito marcante, é muito comum a utilização dos ingredientes locais. Passei a observar isso e trouxe para cá. Aprendi, trouxe a técnica e o conhecimento necessários para utilizar os nossos ingredientes, criando e renovando sem perder a característica original”, destaca o Chef Eliacir Fernandes.

Para ele, o Estância Gourmet mudou a realidade local com atrativos diferenciados na gastronomia para públicos do Rio e Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O local também é uma referência em eventos.

COZINHA AUTORAL

Utilizando elementos regionais, o Chef Eliacir Fernandes conta que o primeiro prato autoral do Estância Gourmet foi o Minas Gourmet, que ficou consagrado pelo público.

Todos os anos, o restaurante participa do Festival Brasil Sabor, em Belo Horizonte. “É muito bacana. Este ano fomos o único restaurante do interior presente na abertura do festival. O prato foi elaborado com elementos regionais. A truta, que é um peixe de região fria, buscamos no chamado Caparaó Capixaba, no lado do Espírito Santo. Pegamos o angu branco, que é raro por causa do milho branco, que tem um sabor diferente e também a taioba. Trutaioba é a truta recheada com angu branco moído no moinho de pedra tradicional com o creme de taioba. Foi uma experiência muito bacana. Para quem degustou, realmente aprovou uma novidade da nossa cozinha”, detalha.

Além dos vários pratos autorais que compõem as opções do Estância Gourmet, o chef Eliacir Fernandes conta que nesse mês de aniversário acontecem também vários eventos para aproveitar o clima das montanhas e as férias de julho.

“Começaremos com o Itália gourmet com o melhor da cozinha italiana, uma boa tarantela, depois teremos Jazz e Blues que são estilos que combinam muito com a região, as montanhas, o clima frio. Depois tem a viola clássica também. Enfim, buscamos combinar bem a culinária para formar um conjunto interessante. Adaptar os pratos para as pessoas entrarem nesse clima do evento pela música e pela culinária. Unir a boa gastronomia com música de qualidade e o clima maravilhoso”, combina o chef Eliacir Fernandes.

Além do Restaurante Estância Gourmet, a programação é sempre integrada pelo Caparaó Parque Hotel e o All Forno Gourmet.

O grupo ainda tem o orgulho de ter vinhos nacionais de alta qualidade, com a marca própria, GriFi Gourmet, além de uma carta completa com diversas marcas. Uma parceria de sucesso entre a vinícola Dal Pizzol, uma empresa familiar que compartilha dos mesmos princípios e conceitos de desenvolvimento e melhoria de produtos do Grupo Caparaó Parque Hotel.

EVENTOS

Nos dias 8 e 9 de julho, acontece o Itália Gourmet. No sábado, à noite, show com o grupo Gioco di Mora.

15 e 16 de Julho – All Forno Pizza e Gourmet Frio Jazz Music Event 2016, com o grupo Cia do Jazz.

22 e 23 de Julho – All Forno Pizza Rock & Gourmet Mountain Blues. Participação André Medeiros Old Seven Band.

29 e 30 de Julho – Gourmet MPB – Daniel Oliveira – violão, voz e percussão.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.