Portal Caparaó - Projeto voluntário ajuda alunos da Escola João Xavier da Costa
Geral

Projeto voluntário ajuda alunos da Escola João Xavier da Costa

27/07/2016 - Atualizado em 28/07/2016 16h02

MANHUAÇU (MG) - Representantes de entidades de Manhuaçu participaram na manhã de terça-feira, 19/07, de um encontro na sede da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), onde foi apresentado pela diretora da Escola Estadual João Xavier da Costa, Ana Maria de Freitas e pela Coordenadora Escolar, Joana Dark, o projeto Anjos da Guarda. O encontro foi intermediado aos cidadãos pela Agência de Desenvolvimento Econômico Social do Caparaó (ADESC).

De acordo com Ana Maria de Freitas, o projeto visa o apadrinhamento de cerca de cem alunos do educandário, que estudam em período integral. “Atualmente, a escola tem em média quase 500 alunos e ela atende 100 estudantes em período integral. Esses estudantes ficam na escola durante dez horas e recebem cerca de quatro refeições diárias. O projeto consiste em atitudes por partes de voluntários, que ficam incumbidos de estarem auxiliando as crianças, durante todos os meses. Seja através do envio de produtos que a favoreçam como kit de materiais escolares ou higiênicos”. Após essa integração, ocorrerá no dia 22 de setembro uma confraternização e o fechamento desse programa, aonde alunos e seus protetores terão a oportunidade de se conhecerem.

Apesar da escola ainda ter crianças vulneráveis em relação a sociedade, Ana Maria de Freitas, comenta que a comunidade tem demonstrado apoio as atividades desenvolvidas pela escola, seja através de encontros de pais, assembleias, ou reuniões com alunos. Ela ressalta que ainda existem famílias a margem das atividades escolares, mas trabalhos e projetos sociais tem como foco trazer essas pessoas para um convívio dentro da instituição.

A Coordenadora Escolar, Joana Dark, faz uma reflexão da atuação da sociedade junto ao trabalho desenvolvido pela escola. Segundo ela, o projeto anjos da guarda superou as expectativas dos educadores, tendo em vista a quantidade de pessoas que tem demonstrado interesse pelo projeto. Entretanto, neste primeiro momento a iniciativa estará contemplando os 100 alunos do período integral. Mas a sensibilização da comunidade perante o bem estar dos estudantes torna-se um suplemento para futuros projetos sociais desenvolvidos pelos educadores da Escola Estadual João Xavier da Costa.

Aval das instituições

A grande participação dos “anjos da guarda” na vida dessas crianças deve se ater somente ao âmbito escolar, com o pensamento de fortalecer o desenvolvimento escolar e intelectual dos estudantes assistidos pelo projeto, como explica Dr. Marco Antônio da Silva, Juiz da Vara da Infância da Juventude da Comarca de Manhuaçu. “É um projeto interessante que tenta viabilizar para essas crianças mais carentes um acesso a materiais escolares e um entendimento do seus papeis na sociedade. A pessoa que se dispõe a prestar esse auxilio não deve se vincular emocionalmente a criança, porque antes de qualquer situação ela tem família. O projeto não serve para criar situações de adoção às avessas. Ele buscar fornecer meios materiais para que a criança possa se desenvolver no âmbito escolar, através de uma melhor opção de estudo. O foco é esse, quem estiver na condição de anjo, participe com o coração aberto e voltado ao futuro dessas crianças, mas ela deve sempre permanecer em seu âmbito familiar”.

O presidente da ADESC, André Farrath, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual João Xavier da Costa e acredita que a iniciativa se estenderá para outras escolas do município, tendo em vista o seu caráter inovador. “O projeto nos foi apresentado pela Joana Dark e desde o início percebemos que tratava-se de uma iniciativa modelo para outras instituições. A ADESC caminha junto com o projeto “Anjos da Guarda” e acredita que no dia 22 de setembro o sucesso da iniciativa refletirá o empenho dos educadores e dos voluntários”, destacou.

De acordo com o comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, as realizações sociais ao qual estão inseridas crianças carentes devem receber o apoio de todas as instituições do município, em virtude do seu caráter educacional que permite a inserção de estudantes na esfera comunitária.

Tenente Flávio Mota, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, disse que a iniciativa da coordenação da escola é louvável e salientou que a corporação está a disposição do educandário para prestar todo o apoio necessário a este tipo de projeto que se mostra relevante a comunidade.

Danilo Alves - Jornal Tribuna do Leste

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.