Portal Caparaó - Comemoração da Semana Nacional do Trânsito
Geral

Comemoração da Semana Nacional do Trânsito

25/09/2016 - Atualizado em 26/09/2016 12h21

MANHUAÇU (MG) - Encerra-se hoje, domingo, a Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, neste período diversas atividades foram desenvolvidas pela Polícia Militar em conjunto com parceiros.

Durante toda a semana foram proferidas palestras em escolas da região, zona urbana a rural, e afixadas faixas em pontos estratégicos, com os dizeres do slogan da campanha “Pedestre Eu Respeito” e “Diminua a Velocidade, sua pressa pode fazer muita gente chorar”, sendo realizadas ainda blitzes educativas.

O 6º e 7º pelotões de Meio Ambiente e Trânsito realizou Blitzes de Trânsito Educativa e palestras em escolas nos municípios de Lajinha, Mutum, Espera Feliz e Caiana e nas vias de acesso aos municípios, onde os alunos das escolas participaram, com distribuição de diversos panfletos educativos da Semana Nacional de Trânsito.

A 72ª Cia de Polícia Militar responsável pelo policiamento na cidade de Manhuaçu executou durante toda a semana palestras nas escolas da sede do município. Nas escolas estaduais Antônio Welerson e Salime Nacif militares da Patrulha Escolar e do motopatrulhamento promoveram palestras na manhã de segunda-feira, 19. Sargento Bernard destacou a participação dos alunos como multiplicadores e fiscalizadores dos adultos. “Estas crianças, jovens e adolescentes de hoje serão futuros condutores de veículos e já estão sendo preparados para agir com segurança no trânsito e até mesmo fiscalizar os adultos quando cometem um deslize e automaticamente são chamados à atenção pelos filhos”, comenta o militar.

Para a Diretora da Escola Salime Nacif, Maisa Damasceno a presença da Polícia Militar na escola estreita o relacionamento entre a comunidade escolar e polícia e ainda proporciona mais segurança aos frequentadores do educandário. “Nós somos eternos parceiros da Polícia Militar e fazer parte da Semana Nacional do Trânsito é colaborar por um trânsito mais seguros principalmente para os condutores de motocicletas, visto o grande número de acidente envolvendo este tipo de veículo e nós já temos alunos que pilotam motos e isso nos preocupa”, frisa Maisa.

Na noite de quarta-feira, 21/09 foi realizada no centro de Manhuaçu uma blitz educativa em parceria com Corpo de Bombeiros, Associação de Motociclistas de Manhuaçu e região, AMMAR, Werner Motos e Polícia Militar. Além de motoristas e motociclistas que passaram pelo centro da cidade, foram abordados também os pedestres. “O trânsito é todo um conjunto quem os usuários das vias, sendo o pedestre a parte mais frágil neste conjunto”, explicou o Cb. Guilherme.
Sargento Eduardo Dias, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu ressaltou que a maioria dos acidentes de trânsito a principal causa é a falha humana. “Podemos afirmar que cerca de 90% de nossos atendimentos em acidentes de trânsito a principal causa é a imprudência ou negligência e apenas 10% são causadas por falha mecânica ou outro fator externo”, destaca Dias.  As atividades repercutiram positivamente em meio a população de toda região elevando ainda mais o nome Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) foi aberta em muitos setores municipais e estaduais que são ligados a questões de trânsito nesta segunda-feira (19). O tema desta edição é "Década mundial de ações para a segurança no trânsito - 2011/2020. Eu sou +1 por um Trânsito + Seguro!", e trás em seu principal objetivo, conscientizar o cidadão de suas responsabilidades no trânsito, valorizar as ações do cotidiano e cativar a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br - Whatsapp do Portal Caparaó 33 999 509 609 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.