Portal Caparaó - Senar Minas promove reuniões para o projeto ATeG
Agronégocios

Senar Minas promove reuniões para o projeto ATeG

11/10/2016 - Atualizado em 11/10/2016 17h52

VIÇOSA (MG) - O Senar Minas, em parceria com o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, promoveu reuniões de sensibilização para produtores que irão ingressar no programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas (ATeG) focado na cafeicultura, uma iniciativa inédita em Minas Gerais. A proposta é que os técnicos auxiliem os cafeicultores na gestão das propriedades e na adequação tecnológica.

A metodologia da ATeG do Senar é um dos pontos fortes apontados pelo analista técnico de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar e coordenador do projeto ATeG Café, Wander Magalhães. “A metodologia aplicada foca, além da parte técnica, a gestão de processos da propriedade cafeeira, que é um dos gargalos do setor”, afirmou.

Aconteceram reuniões em Manhuaçu e outras cidades que integram a região das Matas de Minas.

Aliado à ATeG, serão ofertados treinamentos do Senar voltados para a cafeicultura, como acrescenta o analista da FPR: “Teremos, nas propriedades elencadas no projeto, profissionais capacitados para lidar com a cultura em todas as suas fases e ao mesmo tempo todo um trabalho voltado para a assistência ao produtor, com técnicos de campo graduados e preparados para auxiliar na gestão da propriedade”.

A metodologia está fundamentada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Cada técnico visitará cerca de 30 produtores por, no mínimo, dois anos, mensalmente. Em parceria com o Conselho das Entidades das Matas de Minas, o Escritório Regional de Viçosa do Senar Minas, está formando as turmas para participar da iniciativa. “A ATeG busca oferecer aos cafeicultores a possibilidade de tomar decisões dentro de um leque de opções sugeridas pelo técnico, considerando os custos para o produtor”, garante a gerente regional em Viçosa, Silvana Novais.

As entidades que integram o conselho são parceiras do projeto na região das Matas de Minas.

Com informações do SENAR Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.