Portal Caparaó - Loja virtual vende cafés especiais mineiros
Agronégocios

Loja virtual vende cafés especiais mineiros

18/10/2016 - Atualizado em 18/10/2016 17h12

BELO HORIZONTE (MG) - Produtores que possuem o selo do Certifica Minas estão comercializando café pela internet. O site especializado Café na Taça coloca à disposição do consumidor final cafés especiais para serem adquiridos e entregues na casa do cliente. A página na internet - www.cafenataca.com.br - foi criada para atender à demanda de quem busca produtos diferenciados, mas que muitas vezes não são encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Funciona assim: a loja virtual só vende cafés de fazendas certificadas ou em processo de certificação, que são auditadas anualmente para verificação das condições em que o café foi produzido, com ênfase na sustentabilidade, condições dignas de trabalho e segurança alimentar. Quase todos os cafés encontrados no site têm o selo do Certifica Minas Café, um programa criado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para atestar as boas práticas de produção, seguindo padrões internacionais. Alguns ainda estão no processo para conseguir o selo, mas já possuem outras certificações.

“A ideia de criar o site surgiu dos produtores, com o intuito de divulgar os cafés das propriedades incluídas no programa do Certifica Minas Café. Empresas e cafeterias que vendem cafés especiais também podem participar”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG e um dos responsáveis pelo trabalho de certificação do programa estadual, Marcelo Tardioli. Além disso, ele completa que, com o site, os consumidores poderão comprar cafés especiais de todo o Estado. “Assim como acontece com o vinho, os apreciadores do café poderão ter acesso à bebida de diferentes regiões e perceber as nuances de cada uma delas”, explica.

Para o assessor especial do café da Seapa, Niwton Moraes, estas parcerias são importantes iniciativas para o fortalecimento do Certificado. “Essas modernas ferramentas de comercialização propiciam um ambiente novo e efetivo de aproximação entre os diversos elos da cadeia do agronegócio e, neste caso, colocam os produtores que verticalizam sua produção de café em contato direto com o consumidor. O Produto com qualidade na xícara, produzido com sustentabilidade social e ambiental, conforme atestado pelo Certifica Minas Café, é disponibilizado para os apreciadores da bebida.” Todo este processo de interação foi apresentado no estande da Seapa e suas vinculadas – Emater, IMA e Epamig, durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.

Lançamento

A loja virtual foi lançada no final de setembro, durante a Semana Internacional do Café, organizada em Belo Horizonte. “Por enquanto estamos com nove cafés disponibilizados no Café na Taça. Todos são de produtores ou empresas que já possuem o café embalado, pronto para ser vendido para o consumidor final”, explica o analista de sistemas e criador da loja virtual, Francisco Mudrik. Na loja é possível encontrar cafés em embalagens de 250g, 500g e até um quilo.

Para ter o café cadastrado no site, o produtor ou empresa com selo do Certifica Minas paga R$ 175 por mês. Ele é o responsável pelo envio do café e recebe o pagamento diretamente, sem intermediários, pelo sistema disponível na loja virtual. Podem ser oferecidos cafés torrados em grão, torrados e moídos, em sachê e até em cápsula.

O Certifica Minas Café

O programa Certifica Minas Café é coordenado pela Seapa e executado pela Emater-MG, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Emater–MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas ambientais e trabalhistas, reconhecidas internacionalmente. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação.

Outro destaque é que o Certifica Minas Café é um selo pioneiro, representando o maior programa nacional de certificação de propriedades cafeeiras. Em 2015, foram 1.361 propriedades certificadas e outras 800 em processo de certificação.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.