Portal Caparaó - Reduto inaugura UBS José Pereira "Zito"
Geral

Reduto inaugura UBS José Pereira "Zito"

05/07/2008 - Atualizado em 08/07/2008 09h39

A cidade de Reduto tem uma nova Unidade Básica de Saúde. Construída através de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, a obra representa um investimento de mais de 200 mil reais na área de atenção básica. A UBS recebeu o nome do farmacêutico José Pereira, o senhor Zito, que tanto cuidou da saúde dos moradores de Reduto ao longo de várias décadas. Na foto, o prefeito Carlos Henrique Hott (Iki Hott) discursa na inauguração do novo espaço.

Com área construída de 500 metros quadrados, a UBS José Pereira, conhecida como novo SUS de Reduto, vai humanizar o atendimento, oferecendo mais conforto aos usuários do sistema público de saúde e uma estrutura adequada para o trabalho dos profissionais.

A solenidade de entrega do novo centro de saúde contou com a presença de prefeitos e vereadores, autoridades da Secretaria de Estado de Saúde e lideranças da comunidade redutense, além de um grande público presente. 

HOMENAGEM

Seu Zito dedicou toda sua vida à saúde da população de Reduto. Desde os 14 anos trabalhava numa farmácia e aos poucos foi aprendendo o ofício. Na década de 50 abriu o próprio negócio em sociedade com Arlindo Nogueira Gama e depois comprou a sociedade. Em sua farmácia, fazia muito mais do que atender as pessoas. Esse carinho sempre foi muito lembrado pela comunidade de Reduto. Morreu em novembro do ano passado, deixando um legado de honestidade e admiração por todos.

A homenagem contou com a presença de seus familiares. Ao lado de sua mãe, Dalva Pereira, um dos filhos do homenageado, Ronald Pereira, agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da conquista: “é um ganho de qualidade para população, com um avanço importante para saúde pública. Realmente Reduto foi elevada ao grau máximo nessa região. Nossa cidade é modelo”.

A Diretora da Gerência Regional de Saúde em Manhumirim, Dra. Soraia Caetano, que representou o deputado estadual José Henrique, destacou que os investimentos na saúde, promovidos pelo Governo de Minas com as Prefeituras, viabilizam melhorias de vida para famílias usuárias do sistema público. “O Estado vem investindo sistematicamente na atenção básica, liberando incentivos mensais às equipes de PSF, além de verbas para construção e reforma de unidades básicas e aquisição de veículos para facilitar os deslocamentos dos profissionais da Saúde da Família. A Saúde em Casa é o maior programa de investimento e de parceria com os municípios que se tem notícia no Brasil”, enfatizou.

O Prefeito de Durandé Hélio Paiva ficou entusiasmado com a obra. Para ele, o espaço e a qualidade da construção demonstram que Reduto é exemplo no setor. “Eu digo que é, com certeza, a maior Unidade Básica de Saúde da região”.

VITÓRIA

O Prefeito Carlos Henrique Hott, Iki Hott, destacou que a nova unidade representa uma grande vitória do povo de Reduto. Em seu discurso, desejou que ninguém precise de atendimentos médicos, mas que em todo caso podem ter certeza de que Reduto oferece o melhor em infra-estrutura para atenção básica.

O Diretor Executivo do Cis-Caparáo, José Guilherme se fez presente a solenidade e destacou a parceria do município de Reduto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cis-Caparáo, que para ele é muito importante, e os municípios participantes são sabedores dos benefícios em prol da saúde pública. 

O Deputado Federal Mário Heringer, que também é médico, ressaltou sua satisfação com a obra na área de saúde. “Estamos trabalhando e vamos continuar batalhando para melhorarmos a qualidade de vida da nossa região. Com toda certeza, estamos comemorando um grande presente para a comunidade de Reduto com essa nova UBS”, concluiu.

NOVA AMBULÂNCIA

Durante a cerimônia, foi entregue também uma nova ambulância. A medida amplia a frota de veículos do setor de saúde no município.

Carlos Henrique Cruz - 05/07/08 - 10:15 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.