Portal Caparaó - Médico manhuaçuense Francisco Lanna é destaque no ciclismo
Esportes

Médico manhuaçuense Francisco Lanna é destaque no ciclismo

31/10/2016 - Atualizado em 01/11/2016 06h55

MANHUAÇU (MG) - Ciclistas de várias faixas etárias e de diversas cidades do país foram mobilizados e se reuniram para participar da 4ª Copa de Minas de Mountain Bike. Eles demostraram disposição e raça para percorrer os mais de 40 quilômetros de provas nas montanhas de Manhuaçu.

Seguindo todos os regulamentos e normas disciplinares que a competição exige, o evento aconteceu no dia 9 de outubro, sendo validado no Ranking-2016 da Federação Mineira de Ciclismo. A largada da 4ª Copa de Minas de Mountain Bike aconteceu no Parque de Exposições, no bairro Ponte da Aldeia.

Na categoria Master C-1 o vencedor foi Lucio Flávio, de Manhumirim, com o tempo de 1 hora, 58 minutos e 18 segundos. Geraldo Ferreira, de São Pedro dos Ferros, chegou em segundo lugar e Edmilson Alves, de Manhuaçu, ficou em terceiro lugar. Já no Master C-2, que reúne atletas acima de 55 anos de idade, a vitória foi de Anderson Alves Sene, de Cataguases, com o tempo de duas horas, 11 minutos e 23 segundos. Hélio Ferraz, de Caratinga, chegou em segundo lugar na prova, com o tempo de duas horas, 11 minutos e 59 segundos.

O Manhuaçuense Francisco Lanna foi o terceiro colocado na categoria Master C-2. O atleta conseguiu registrar o tempo de duas horas e vinte e um minutos na etapa Manhuaçu e o resultado foi muito comemorado juntamente com outros ciclistas da cidade que também se destacaram. Médico ortopedista, Francisco Lanna despertou para a prática do ciclismo a menos de dois anos. “Jamais pensei que algum dia poderia estar participando de competições por causa da idade um pouco mais avançada. Iniciei com alguns passeios nos finais de semana, com o passar do tempo fui levando o ciclismo cada vez mais a sério”, disse Francisco Lanna.

Motivado por amigos e familiares, o médico Francisco Lanna iniciou a participação em provas e agora é um atleta competidor. “Participo de provas que recebem renomados atletas que estão na minha faixa etária. Tenho conseguido excelentes resultados, principalmente para a minha saúde”, destacou lembrando que já conseguiu uma incrível marca nesse período, de ter perdido mais de 15 quilos em tão pouco tempo.

Para Francisco Lanna, praticar esporte é fundamental em qualquer idade, desde que a pessoa tenha o acompanhamento de um profissional da saúde. Para isso, a dedicação é o principal segredo. “Tenho levado uma vida cada vez mais saudável. Não consumo determinados tipos de alimentos e evito o máximo o consumo de bebidas alcoólicas, e, tenho recebido total apoio do nosso amigo Eides da Pedal Plus e do Personal Rubemar da Academia Perfect”, afirmou.

Ciclismo X Envelhecimento

O avanço dos anos traz consigo a perda progressiva de massa muscular, o que provoca a diminuição da força e, consequentemente, da capacidade funcional. Em pessoas sedentárias na faixa dos 50 aos 70 anos, esta perda pode ser de 15% a cada 10 anos. A partir dos 70, este percentual negativo pode acumular 30% a cada década. Assim como outras atividades físicas, o ciclismo para idosos ajuda a retardar alguns dos efeitos do envelhecimento. O aperfeiçoamento da noção de equilíbrio, que com a idade fica comprometido, é mais uma vantagem atribuída ao esporte.

A melhoria da resistência dos músculos, sobretudo dos de coxas, panturrilhas, glúteos e abdômen, se dá a partir de treinos de força muscular, uma das características do ciclismo para idosos, prática que, da mesma maneira, traz benefícios para quem sofre de osteoporose à medida que também contribui para o aumento da massa óssea.

O ciclismo facilita a queima de gordura, o que pode impactar na redução de níveis de colesterol. Também é relacionado ao alívio de sintomas de estresse e hipertensão. Além disso, o esporte incentiva a socialização ao convidar os praticantes a passeios e competições, logo, a conhecer pessoas novas, o ciclismo para idosos contribui à redução do isolamento social e a depressão.

Mesmo exercendo a medicina, uma profissão que exige bastante dedicação, o ortopedista Francisco Lanna tem conseguido conciliar o trabalho com a prática esportiva. “Tenho levado uma vida sem estresse, praticando um esporte em que me realizo cada vez mais. A melhor coisa é praticar uma atividade física que lhe satisfaça. Pegar a bike e pedalar, tem sido a melhor receita para a minha saúde”, destaca Francisco Lanna, esbanjando vitalidade.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.