Portal Caparaó - Solar: Imóveis começam a gerar sua própria energia elétrica
Economia

Solar: Imóveis começam a gerar sua própria energia elétrica

24/11/2016 - Atualizado em 25/11/2016 07h32

MANHUAÇU (MG) - O primeiro imóvel de Manhuaçu a gerar sua própria elétrica foi finalizado nesta quarta-feira, 23/11. A T8M Energia Solar e a Renova Engenharia concluíram a instalação do sistema de captação de energia fotovoltaica no bairro Sagrada Família.

Pioneira na região do Vale do Aço, a T8M Energia Solar possui diversos projetos em diferentes cidades de Minas Gerais e Espírito Santo e agora presente com seu primeiro projeto na região em parceria com a Renove Engenharia.

Foram instalados 25 painéis fotovoltaicos que irão gerar cerca de 750 kWh/mês e uma economia média mensal de R$ 700,00 nas faturas de três imóveis.

Com mais de cinquenta projetos no Vale do Aço e região, esse foi o primeiro executado em Manhuaçu. Segundo o engenheiro elétrico Marcelo Duarte, o sistema é regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). “Os painéis instalados no telhado e geram energia através de corrente contínua. O cabo vai até o inversor ligado à rede da Energisa. Ele faz essa conversão de energia em corrente contínua para corrente alternada, na mesma frequência e tensão da rede”.

O sistema funciona com créditos. Durante o dia é usado o sol e a noite a geração de energia é aproveitada. “Durante o dia ele gera energia e ela é consumida no imóvel. O excedente de energia diurna vai para a rede da Energisa e volta como crédito que pode ser utilizada à noite”, explica Marcelo Duarte.

O engenheiro Marcelo de Abreu Bastos, da Renove Engenharia em Manhuaçu, conta que o retorno do investimento acontece em média em até cinco anos. O sistema tem garantia de geração de energia por 25 anos.

Ele cita que existe ainda uma confusão com o sistema de aquecimento solar. “É totalmente diferente. O novo sistema gera energia elétrica a partir da luz do sol e pode alimentar a residência, empresa, prédios, indústrias. No caso do sistema instalado aqui em Manhuaçu, ele irá fornecer energia para três imóveis, inclusive o condomínio de um prédio”, detalha.

O empresário da Caiçaras Móveis Planejados, Magno Vianade Oliveira, conta que pesquisaram e encontraram muitas vantagens com o novo sistema. A instalação do equipamento já promove de imediato uma valorização do imóvel, pela autonomia em geração de energia elétrica. Além disso, o retorno financeiro do investimento será notado na conta de luz.

“Tendo em vista que o cenário hídrico é preocupante, isso faz com que a gente busque por alternativas para obtenção de energia seja cada vez maior. É um projeto sustentável, além do lado econômico”, pontuou.

Além de ser o primeiro em Manhuaçu, o projeto é o terceiro realizado em toda a área de concessão da Energisa.

INFORMAÇÕES

Para mais informações entre em contato com a Renove Engenharia (33) 3331 4468 / (33) 9 9903 3403

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.