Portal Caparaó - Coocafé conquista prêmio de Comunicação e Difusão do Cooperativismo
Agronégocios

Coocafé conquista prêmio de Comunicação e Difusão do Cooperativismo

29/11/2016 - Atualizado em 30/11/2016 09h45

IBATIBA (ES) - A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Laginha (Coocafé) foi premiada no concurso “SomosCoop”, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A Coocafé conquistou a primeira colocação da categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o Programa Alvorada Sertaneja, produzido em parceria com a Rádio Mania FM 95,5, de Ibatiba (ES).

O Prêmio é uma iniciativa do Sistema OCB e essa edição teve recorde de inscrições: mais de 300 projetos, de 229 cooperativas. Com o Projeto Alvorada Sertaneja, a Coocafé foi uma das finalistas na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, concorrendo com Aurora Alimentos/SC e C.Vale/PR.

Há mais de um ano, a Coocafé investiu no principal veículo de comunicação com seus públicos: o rádio. E então foi criado o Alvorada Sertaneja Coocafé, um programa diário, que vai ao ar de segunda a sexta, de 5h30 às 8h, levando entretenimento e informação para cooperados e comunidade. A ação é fruto de uma parceria entre a Coocafé e a Rádio Mania/FM, principal emissora do Sul do Espírito Santo e Leste de Minas. A parceria deu certo e vem rendendo bons frutos. Além de disseminar cooperativismo, cultura e muito conhecimento de uma forma bem descontraída, o Projeto Alvorada Sertaneja Coocafé conquistou o 1º lugar no Prêmio SOMOSCOOP, ficando à frente do Projeto Acredite no Cooperativismo (Aurora Alimentos) e Programa Cooperjovem (C.Vale).

O diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, e o gerente de Marketing, Luiz Gustavo L. Souza, receberam o prêmio das mãos do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Ao receber o troféu, Fernando Cerqueira falou da importância do projeto para a cooperativa e lembrou do relato de um cooperado, ‘’que todos os dias, ao acordar às 5h30, liga o rádio e toma um café com a sua família ouvindo o Alvorada Sertaneja Coocafé; em seguida, ele vai ao curral conferir o leite de seu rebanho e lá está um radinho sintonizado no Alvorada Sertaneja; depois ele percorre seu cafezal de trator, ouvindo o Alvorada e retorna à sua casa, onde o rádio permanece ligado por sua esposa; quando esse cooperado pega seu carro, sintoniza o rádio na Mania FM; e então ele já chega a uma Loja da Coocafé informado quanto às cotações, previsão do tempo, informações institucionais, cooperativismo, enfim, bem informado para ter a melhor tomada de decisão. Portanto esse é o propósito da Coocafé: transformar uma região através da disseminação do conhecimento”.

O Alvorada Sertaneja está no ar desde 2001. No ano passado, a emissora se aliou à Coocafé com o objetivo de levar a informação do trabalho da cooperativa para mais pessoas.

Fernando Romeiro de Cerqueira, diretor presidente da Coocafé, afirma que o programa é atrativo para o produtor pelo entretenimento e pelas informações relevantes. “Nesse programa, nós levamos informações diárias aos associados, das cinco às 8h30 da manhã. Transmitimos entrevistas com a diretoria, informações técnicas, assuntos relevantes como período de colheita, preço do café, clima. São várias informações em um programa mesclado com muitas músicas, que se torna atrativo para o produto rural”, explica.

Segundo ele, o prêmio vem para dar ênfase ao trabalho que a Coocafé faz em conjunto com os parceiros, nesse caso, a Rádio Mania, divulgando o cooperativismo.

“A rádio é um canal de comunicação muito eficiente. Temos que elogiar a visão da emissora que conseguiu enxergar, em conjunto com a Coocafé, a oportunidade de mesclar diversão, entretenimento e informação. Com isso, conseguimos fazer com que o nível cultural da região se eleve bastante, tendo informação de fonte fidedigna”, afirma.

A estimativa é que o programa Alvorada Sertaneja tenha cerca de 330 mil ouvintes, em 17 cidades mineiras e capixabas.

Radio Mania FM 95,5

Com sede em Ibatiba, a Radio Mania FM 95,5 transmite, todas as manhãs, o programa Alvorada Sertaneja. O sinal da rádio chega aos municípios capixabas de Iúna, Irupi, Muniz Freire, Brejetuba e parte de Ibitirama, e em pelo menos 11 cidades mineiras.

Segundo Edna Ribeiro, diretora da Rádio, os ouvintes entenderam o novo formato do programa e deram um retorno positivo. “Estamos muito felizes pelo primeiro lugar no prêmio. Nosso programa é um trabalho muito bem feito pela parceria cooperativa e rádio. É um orgulho para nós, para a cooperativa, para os cooperados”, comemora Edna.

A diretora atribui a premiação ao trabalho sério e em conjunto com das equipes da rádio e da Coocafé. “Parabéns à equipe da cooperativa, ao Fernando Cerqueira e toda a diretoria. Também aos colegas da Mania FM”, completa Edina.

Coocafé

A Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha) foi fundada em 1979, na cidade de Lajinha, em Minas Gerais, com o intuito de fortalecer os produtores de café da região, possibilitando melhores resultados em sua atividade. Hoje, a Cooperativa possui oito mil sócios, espalhados em 35 municípios entre Minas Gerais e Espírito Santo. Dois armazéns, um em cada estado, onde são prestados serviços aos associados.

Com informações da Coocafé e do Jornal Aqui ES

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.