Portal Caparaó - Alunos da Univiçosa participam de visita técnica nas Fazendas do BASA
Agronégocios

Alunos da Univiçosa participam de visita técnica nas Fazendas do BASA

08/12/2016 - Atualizado em 08/12/2016 07h07

REDAÇÃO - Acadêmicos do 6º período do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, participaram neste sábado dia 3/12, de proveitosa "visita técnica" em duas das Fazendas do BASA. Acompanhados do professor e doutor em Nutrição e Produção Animal Dr. Paolo Vivenza, os participantes foram recebidos pelos veterinários Luiz Fernando e Simeão Feres Neto, responsáveis pelo rebanho do BASA.

Além de conhecerem parte do rebanho Gir Leiteiro e entender um pouco sobre os trabalhos de melhoramento genético, realizados nas fazendas a partir da transferência de embriões, seus acasalamentos, a produção do Girolando Plus do BASA (com mães superioras), os futuros veterinários tiveram também a oportunidade de conhecerem a produção de alimentos volumosos, que garantem uma boa dieta para o rebanho. Outros assuntos abordados pelos participantes, foram a segurança no trabalho e o treinamento dos funcionários para a lida diária com os animais, explica Simeão Feres. "É importante que o produtor identifique quais são os treinamentos necessários e ao realizá- los, que o faça com profissionais habilitados para a atividade. Os treinamentos são fundamentais para a redução dos acidentes e o aumento da produtividade", ressalta um dos veterinários das Fazendas do BASA.

O comportamento dos animais do BASA, diante de um grande número de pessoas estranhas, também virou tema desta visita  técnica e quem falou sobre o assunto foi Luiz Fernando, um dos responsáveis  pelo rebanho do BASA. "...aqui nas Fazendas do BASA, se investe muito em nós funcionários, principalmente nesta questão de treinamento do pessoal, para daí praticarmos a doma racional dos animais. Os resultados estão ai entre nós e diante de um grande número de pessoas que esses animais nunca viram", explicou Luiz Fernando. A preocupação com segurança e a capacitação no trabalho rural, faz parte da rotina nas Fazendas, tanto para seus funcionários, quanto para seus animais. E ainda, segundo Luiz Fernando, esses treinamentos e manejo racional, afeta até o sistema produtivo dos animais, que conseguem maiores lactações a partir de seu temperamento tranquilo e sereno, obtendo o máximo de leite desde a primeira lactação.

Ao falar desta visita técnica, realizada no distrito de Vista Alegre, entre os municípios mineiros de Leopoldina e Cataguases, o professor e doutor Paolo Vivenza - UNIVIÇOSA, não escondeu sua satisfação. "A ideia da "visita técnica" é trazer para a prática, os questionamentos da sala de aula. E assim conhecer os caminhos práticos e as experiências vividas no dia dia do Campo, que é um potencial muito grande e sustentável para esses alunos do 6º período de Medicina Veterinária. Tornou-se uma oportunidade única, esta visita às Fazendas do BASA, elas estão com uma ótima estrutura e avançou muito no desenvolvimento de suas técnicas de manejo e melhoramento genético e isso para os alunos, acrescenta muito ", destacou o professor da Univiçosa.

Acesse o site das Fazendas do BASA

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.