Portal Caparaó - Conselho de Saúde promove última reunião do ano
Geral

Conselho de Saúde promove última reunião do ano

22/12/2016 - Atualizado em 23/12/2016 08h30

MANHUAÇU (MG) - A reunião dos conselheiros de saúde de Manhuaçu aconteceu neste mês de dezembro no salão de eventos da Loja Maçônica Tríplice Aliança, na segunda-feira, 19/12, para discutir assuntos da saúde pública e celebrar o final de 2016.

PACS X ESF

O primeiro assunto da reunião foi a apresentação do início de estudo de transformação das unidades de PACS (postos de saúde) do Distrito de Realeza e Bairro Pedregal em Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

O secretário de Saúde de Manhuaçu Dr. Keller Filgueiras, apresentou os benefícios para os usuários e para o município com a transformação que ainda é incipiente, mas que irá acontecer posteriormente.

Durante a explanação por parte do secretário houve questionamentos diversos se não haverá perdas para a população com a mudança.

Um dos momentos que marcou os questionamentos teve a insatisfação do conselheiro Jadir Nunes, de São Pedro do Avaí, com a informação de que a comunidade deverá ser ouvida sobre a mudança ou não. “Se isso acontecer pode se encerrar as atividades do COUS, pois ele é quem representa a comunidade aqui no conselho. Ele deve ser ouvido e qualquer reunião deve ser convocada pelo COUS”, disse o conselheiro.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Vergílio Nascimento da Costa, interveio explicando que a decisão de ouvir a comunidade partiu de uma reunião com a Promotoria Pública, onde o assunto foi discutido recentemente.

O secretário Keller Filgueiras informou que o município fará um novo mapeamento da área pertencente ao Bairro Bom Pastor para, somente depois, apresentar a proposta de transformação, o que foi também cobrado pelo conselheiro Nelson de Abreu.

Relatório da Comissão de Neurocirurgia e Ortopedia

Foi retirada da pauta a apresentação do relatório da Comissão de Neurocirurgia e Ortopedia que promoveu várias reuniões para encontrar uma solução para o possível fechamento dos plantões das duas especialidades no Hospital César Leite (HCL).

Algumas conclusões foram anunciadas extraoficialmente, a principal delas a que o município faria um repasse de recursos para os pagamentos dos plantonistas até o dia 31/12/16, evitando neste período a paralisação.

Com relação à Ortopedia, o secretário Dr. Keller Filgueiras informou que foi pedida a adoção de aditivo no contrato de todos os médicos que atendem no setor até o mês de março de 2017, para que depois um  novo contrato fosse acordado pela nova administração do município, tendo em vista que os atuais contratos não estão sendo cumpridos em sua totalidade, conforme conclusão da Comissão. Entretanto, somente um dos médicos assinou o termo de aditivo.

Sem contrato, os que não assinaram devem parar  o serviço no dia 31/12. “Essa decisão teve que ser tomada pela secretaria para possibilitar a resolução deste problema do não cumprimento na íntegra do contrato vigente assinado pelos ortopedistas com o SUS”, concluiu o secretário de Saúde.

Terreno ESF São Vicente

O presidente do CMS, Vergílio Nascimento da Costa, fez a leitura de conclusões depois de um estudo de cópias de documentos apresentados pelo conselheiro Milton Filgueiras pertinentes à regularização do terreno onde está sendo construída a sede da unidade de saúde do Bairro São Vicente.

A leitura gerou insatisfação no conselheiro Jadir Nunes questionando o presidente uma vez que a Comissão de Fiscalização e Avaliação não recebeu as cópias dos documentos para análise. “Desta forma não precisa ter a comissão se ela não participa da análise e do estudo”, afirmou o conselheiro.

O presidente do CMS disse que a avaliação foi feita com único intuito de agilizar o processo, mas que diante da parlamentação do conselheiro Jadir, seria desconsiderada a explanação e os documentos seriam encaminhados à Comissão.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.