Portal Caparaó - Governo de Minas decreta situação de emergência por causa da febre amarela
Geral

Governo de Minas decreta situação de emergência por causa da febre amarela

13/01/2017 - Atualizado em 14/01/2017 14h29

CARATINGA (MG) - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, chegou a sobrevoar a cidade de Caratinga, mas em virtude do mau tempo, sem condições para pouso, precisou retornar à capital mineira. Ele participaria do “Seminário Minas Gerais contra a Febre Amarela”, com representantes de municípios da microrregião.

Também nesta sexta-feira, o Governo de Minas declarou Situação de Emergência em Saúde Pública Regional por causa da febre amarela.

O decreto foi publicado nesta sexta (13/01), na imprensa oficial do Governo de Minas, considerando que a Febre Amarela é uma doença de notificação imediata e compulsória, de acordo com a Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde e de potencial epidêmico e elevada letalidade.

Só em janeiro de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde foi notificada da ocorrência de 48 casos suspeitos de febre hemorrágica, tendo sido 16 deles confirmados por exame laboratorial até o momento, em municípios da área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano; que, dos 48 casos suspeitos, 14 evoluíram para óbito, dos quais 8 já apresentam confirmação laboratorial da contaminação pelo vírus.

Foi declarada Situação de Emergência em Saúde Pública Regional na área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, pelo período de cento e oitenta dias, em razão de surto de Doenças Infecciosas Virais (Febre Amarela).

A emergência declarada autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Foi criada também no decreto a Sala de Situação, com o objetivo de monitorar e coordenar as ações administrativas.

A Sala de Situação será composta por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Saúde, que a coordenará; Gabinete Militar do Governador, representado pela sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na área da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim são 34 municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Carangola, Chalé, Conceição de Ipanema, Divino, Durandé, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Pocrane, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia, Taparuba e Tombos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.