Portal Caparaó - Começa a construção da creche Pró-Infância de Vilanova
Geral

Começa a construção da creche Pró-Infância de Vilanova

30/01/2017 - Atualizado em 31/01/2017 06h54

MANHUAÇU (MG) - Em setembro, o distrito de Vilanova terá uma creche modelo Pró-Infância Tipo 2. A ordem de serviço para o início da construção foi entregue na manhã de sábado, 28/01, pela Prefeita Cici Magalhães em ato realizado com a presença do Deputado João Magalhães, vice-prefeito Renato da Banca, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

A entrega da ordem de serviço foi bastante comemorada. Para se ter uma ideia, o recurso para construção da creche foi viabilizado pelo deputado João Magalhães em 2011, ainda quando era deputado federal. Mesmo disponível nesse período todo, somente agora, a obra é iniciada.

Presente à cerimônia, o deputado João Magalhães comemorou a entrega da ordem de serviço: “Fico feliz, pois é providência divina, passados tantos anos e essas obras não foram iniciadas. Deus me deu o privilégio de estar aqui ao lado da Cici, do Renato e os vereadores para participar do início dessa construção da creche em Vilanova”.

O deputado ainda reforçou que essa obra é parte do projeto de construção de creches na cidade (ao lado do CAIC – no bairro Alfa-Sul) que já foi iniciada e ainda outras duas em Santo Amaro de Minas e em São Sebastião do Sacramento. “Esse dinheiro ficou disponível e não iniciaram durante o mandato passado. Do mesmo modo que consegui essas verbas em 2011, a nossa intenção é conseguir recursos, nesses quatro anos, para termos uma creche em cada distrito. Nós sabemos que os pais precisam trabalhar e necessitam de um lugar seguro para deixar seus filhos. Nada melhor que uma creche modelo Pró-infância com toda a estrutura”.

A Prefeita Cici Magalhães falou também de sua alegria para o início de mais uma creche. “Estamos fazendo um cronograma de diversas obras que estão previstas para serem lançadas. Além da creche, queremos agilizar a reforma e ampliação da escola municipal e ainda vamos construir uma UBS (Unidade Básica de Saúde) tipo II em Vilanova. Quero levar o máximo de obras para os distritos e os bairros nesses quatro anos e estamos trabalhando por isso”, afirmou.

Cici Magalhães citou que é muito importante ter um bom relacionamento com os governos estadual e federal. “Mesmo em momento de crise, temos buscado recursos para serem aplicados em Manhuaçu. Esses recursos da creche, por exemplo, foram conseguidos pelo deputado João Magalhães em 2011, quando era deputado federal, e somente agora efetivamente estão sendo utilizados, com o início dessa obra”, pontuou a prefeita.

O vice-prefeito Renato da Banca também fez questão de agradecer ao deputado João Magalhães por conseguir os recursos e lembrou que “Vilanova recebe o investimento dessa magnitude para o bem estar das crianças”.

A Secretária de Educação, Luizaura Januário, considera que esse é o início da concretização de um sonho das famílias vilanovenses. “A comunidade de Vilanova cresce a cada dia e precisa de mais unidades escolares, especialmente para atendimento à educação infantil de zero a três anos de idade. Isso vai atender uma demanda da população”.

Ela anunciou ainda que estão tomando providências para liberar o início da obra de reforma e ampliação da escola municipal. A secretária explicou que está dependendo apenas de questões burocráticas entre a Prefeitura e o Estado. “É uma escola grande, onde temos as atividades de educação infantil e fundamental da rede municipal e a Educação de Jovens e Adultos e o ensino médio da rede estadual. Precisamos de espaço, pois o número de matrículas está crescendo. A escola está bem deteriorada pelo tempo e pela falta de manutenção. Queremos tranquilizar a comunidade, que estamos agilizando isso”.

AGRADECIMENTO

A cerimônia teve a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Augusto Pereira, acompanhado dos vereadores Cabo Ferreira, Adalto de Abreu, Paulo Altino, José Geraldo Damasceno, Juarez Elói, Cléber Benfica, Rogério Filgueiras, Gilson César, Administrador Rodrigo, Vantuil Martins, Berenice Ferreira, Elenilton Martins e Tony Mix.

O presidente Jorge do Ibéria comemorou o início da obra reconhecendo sua importância para o distrito. “Vilanova precisa de atenção na área de educação. Temos uma demanda grande pela creche e com certeza o distrito recebe uma das mais importantes conquistas da sua história”.

Em sua fala, ele também ressaltou o reconhecimento aos parceiros desse projeto: “Quero agradecer ao deputado João Magalhães, a nossa Prefeita Cici, o vice Renato, a todos os vereadores que estão apoiando esse início de gestão, aos secretários. Estamos esperando essa creche e pedimos que fosse iniciada várias vezes. Agora, o nosso sonho está se realizando. Quero elogiar aqui especialmente a Prefeita Cici Magalhães que está se empenhando para cumprir os compromissos de campanha e para colocar essas obras para começar”, finalizou Jorge do Ibéria.

O vereador Gilson César (Gilsinho), que também representa o distrito de Vilanova, considerou que agora a comunidade está recebendo a atenção que merece da prefeitura.

“No mandato passado, não havia previsão dessa creche vir para o distrito. Sabíamos da indicação do Deputado João Magalhães, mas faltava o terreno. Nos dedicamos, mesmo com a dificuldade que era dialogar com a gestão passada, mas contamos com o apoio da engenheira Luciane Otoni e do João Amâncio para convencer que Vilanova precisava dessa creche.  Deixo meu agradecimento à Prefeita Cici Magalhães e ao Deputado João Magalhães e a todos que estiveram comigo nessa batalha”, completou Gilson César.

A creche do Pró-Infância que será construída em Vilanova, ao lado da Escola Municipal, seguirá o padrão 2 do FNDE, com capacidade de atendimento de até 200 crianças em dois turnos. O investimento é de R$ 1.062.731,71 e a previsão da construtora é entregar a obra até setembro.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.