Portal Caparaó - Atletas de Manhuaçu e região são destaques nos Campeonatos de Tiro
Esportes

Atletas de Manhuaçu e região são destaques nos Campeonatos de Tiro

07/02/2017 - Atualizado em 08/02/2017 07h21

MANHUAÇU (MG) - Vários clubes no Brasil que são homologados pela confederação brasileira, realizaram neste final de semana a 1° Etapa do Campeonato Brasileiro e Campeonato Mineiro de Tiro Esportivo. Manhuaçu é o polo regional de atletas tiro esportivo do Leste de Minas, sendo a única cidade que possui o stand de tiros homologado apto a realizar essa etapa. Vários atiradores de Manhuaçu conquistaram pódio nos campeonatos mineiro e Brasileiro deste final de semana com destaque para a Brenda, de apenas 12 anos – ficou em 2° lugar do Brasileiro na categoria Juvenil.

A integração do esporte é muito importante para cidade, com a realização das etapas do Campeonato Mineiro recebemos atiradores das cidades de Tombos, Caratinga, Durandé e Ponte Nova.

A Prefeitura de Manhuaçu junto a Secretária de Esportes apoiaram o evento que vem crescendo em nosso município, O Secretário de Esportes Jânio Garcia ressaltou a importância de sediar a etapa de um evento nacional em nossa cidade: “É muito importante um evento desse porte que leva o nome de Manhuaçu para todo estado e também para o Brasil. Para a cidade descobrir novos talentos e incentivar esse crescimento é uma grande oportunidade”.

Junto com a etapa do Campeonato Brasileiro acontece o projeto de Tiro Esportivo Adaptado de Alto Rendimento (TEAR), onde é inserido atletas com deficiências físicas, cadeirantes e amputados. O clube também é confederado na Confederação Brasileira Paralímpica e apto a participar da Copa Brasil de Paralímpicos.

Benefícios do esporte

O primeiro beneficio é a disciplina, principalmente o desenvolvimento do corpo e da mente, o tiro esportivo de precisão demanda muita concentração, preparo físico e mental. Também é praticado para o alívio de estresse, aprimoramento do controle emocional, equilíbrio e até o preparo físico para o dia a dia.

O esporte é totalmente seguro, já que os atiradores são preparados tecnicamente e psicologicamente para o envolvimento com armas frisando como objetivo atingir os alvos, prática essa realizada em lugar afastado e totalmente seguro.

Qualquer pessoa pode participar, a partir de 12 anos de idade com autorização e presença dos pais e até mesmo pessoas idosas, são classificados por idade e por gênero. As armas utilizadas são Carabina de Ar Comprimido e Pistola de Ar Comprimido, popularmente conhecidas como “arma de chumbinho”. A competição é aberta ao público em geral, onde reúne vários atiradores de toda região.

Classificações e Pódio

Campeonato Mineiro

Carabina Mira Aberta de Ar

Classe B

1º Lugar: Alessandro Trevizano

Classe C

1º Lugar: Augusto Feitosa

3º Lugar: Hélio Bertolace

Pistola de Ar

3º Lugar: Wilson Moura

Campeonato Brasileiro

Carabina Mira Aberta de Ar

Classe B

1º Lugar: Alessandro Trevizano

3º Lugar: Wilson Moura

Classe C

3º Lugar: Hélio Bertolace

Junior Feminino

2º Lugar: Eduarda Bertolace (16 anos)

Juvenil Feminino

2º Lugar: Brenda Pereira (12 anos)

Carabina Mira Aberta de Ar - Paratleta

2º Lugar: Augusto Feitosa

Os demais atiradores se classificaram entre os dez melhores do Estado e entre os vinte melhores do país.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.