Portal Caparaó - 70 mil homens rezam o terço no Santuário Nacional
Geral

70 mil homens rezam o terço no Santuário Nacional

24/02/2017

APARECIDA (SP) - Quem pensa que a oração do terço é um hábito comum apenas entre as mulheres, principalmente uma prática das vovós, ou que é algo ultrapassado e até mesmo entediante pode ter uma grande surpresa. O Santuário Nacional de Aparecida recebeu nos dias 17 e 18/2, a IX Romaria Nacional do Terço dos homens que é uma das maiores romarias do Brasil e tem crescente quantidade de homens que a cada ano lotam o Santuário Nacional e que triunfa neste Ano Mariano com a surpreendente quantidade de 70 mil homens. O número de fiéis que marcaram presença na 9º edição da romaria superou as mais otimistas expectativas.

Diversos grupos do Terço dos Homens da região de Manhuaçu e cidades vizinhas estiveram presentes. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que esteve com o Grupo da Paróquia de São Lourenço, em Manhuaçu, retornou para o encontro e segue para nova comunidade.

A programação teve início com uma missa às 18h, no dia 17, no altar central da Basílica, com animação, acolhimento e preparação dos grupos que chegavam. Após a missa uma procissão até o Porto Itaguassu, iluminou a noite de Aparecida. Logo após os homens que participaram ficaram em vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, até que se reuniram em frente à Tribuna Papa Bento XVI, às 7h do sábado, 18/2. O encontro marca a consolidação do movimento Terço dos Homens no Brasil.

Ainda pela manhã, do alto da Tribuna Papa Bento XVI, era possível ver que não havia mais espaço para tanta gente. Alguns gritavam: “Parece o dia em que o Papa Francisco esteve aqui”, pela quantidade de pessoas. O som de vozes graves tomava o Santuário Nacional com cânticos e louvores de arrepiar quem passava por perto.

Faixas, camisetas, cartazes, chapéus, bonés e até mesmo algumas cruzes e terços confeccionados em tamanho gigante davam o tom necessário para colorir o ambiente e movimentar a data. Homens engajados, com o terço entre os dedos, no pescoço em forma de colar e olhos fechados em demonstração de fé. O clima foi diferente em 2017.

Missa Solene

A celebração das 10h30 foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, dom Gil Antônio Moreira. Ele saudou o novo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, bispos e padres presentes e os grupos do terço dos homens. “São 70 mil famílias representadas na Casa de Maria. É a romaria dos 300 anos”, destacou.

A todo tempo ele reforçou a ideia de que é preciso “lançar às redes” e que a romaria mantém viva e forte a fé. “Rezar o terço é instrumento catequético que reaviva a fé e fortalece a comunhão com Deus”. O arcebispo também citou que não tem dúvida que o Terço dos Homens seja um grande milagre do Senhor, através das mãos de Nossa Senhora.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.