Portal Caparaó - Onze médicos formam no Programa de Residência Médica HCL
Geral

Onze médicos formam no Programa de Residência Médica HCL

02/03/2017 - Atualizado em 03/03/2017 08h44

MANHUAÇU (MG) - Onze médicos formaram no Programa de Residência Médica do Hospital César Leite, em cerimônia realizada no dia 23/02, em Manhuaçu.

Foi a formatura da terceira turma de Médicos Residentes dos Programas de Residência Médica de Pediatria, Cirurgia Geral e Clínica Médica e a segunda formatura de médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia.

Iniciado em 2013, o projeto é pioneiro em toda a região e marca uma nova fase da história do Hospital César Leite, como referência em educação na área de saúde.

A cerimônia foi conduzida pelo Provedor do Hospital César Leite, Dr. Sebastião Onofre Carvalho; acompanhado do Presidente do Conselho Superior do Hospital César Leite, Renato César Von Randow; do  Coordenador da COREME (Comissão de Residência Médica), Dr. Luiz Carlos Lemos Prata; do Presidente da Comissão de Ética Dr. Walter Pinto Junior; a Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu.

FORMANDOS

Os seguintes formandos receberam homenagem do Hospital César Leite e da Secretaria de Saúde de Manhuaçu: Clínica Médica: Dra. Genolívia Viana Quarto; Dr. Lauro Augusto Caetano Leite; e Dr. Thales Barcelos de Souza. Já em Pediatria: Dra. Carolina Diniz de Paula Coelho; Dra. Jordana Campostrini Coelho; e Dra. Juliana Renata Otoni da Cunha.

Residentes Formandos em Cirurgia Geral: Dr. Bruno Mendes Silva; Dr. Iarley Peron Faria. No programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia: Dr. Alan Andrade Faria; Dra. Ludmilla Vieira de Lacerda Nunes; e Dr. Nereu Viana de Souza Junior.

Em nome dos formandos, Dr. Iarley Peron, agradeceu ao apoio de todos os envolvidos na formação da residência médica no HCL. “A residência foi de grande importância para nós, mas também para o hospital e a população, já que trouxe benefícios em todos os campos profissionais, qualidade no atendimento, agilidade e presteza. Foi uma experiência fantástica, um aprendizado. Tivemos uma atuação junto aos diversos segmentos, inclusive com esse momento da febre amarela na região”.

O coordenador da Residência Médica, Dr. Luiz Prata, ressaltou o empenho da direção do HCL e o apoio dos médicos preceptores, mesmo no momento financeiro difícil que passam os hospitais filantrópicos, para manter o programa de Residência Médica. “Mais uma turma de excelentes médicos colocados no mercado de trabalho e que fizeram seleções para outras residências, em grandes hospitais do Brasil, e também foram aprovados”.

Para o coordenador, o HCL tem um corpo clínico muito bom, de profissionais sérios, dedicados e altruístas. “Isso tudo enriqueceu muito a qualidade da residência médica”, pontou.

Dr. Luiz Prata ainda citou o momento do surto de Febre Amarela: “Foi uma experiência ímpar para a formação deles. Através da orientação do médico infectologista Dr. Thiago Heringer, que foi uma referência, conseguimos superar esse momento”.

O presidente do Conselho Superior, Renato Cezar Von Randow, ressaltou que a continuidade do programa é um marco para o Hospital César Leite. “Incentivamos e damos todo apoio a esse projeto, que continue nesse caminho de formação de grandes profissionais. Estão todos os formandos, os colaboradores e parceiros de parabéns”, comemorou.

Neste mês de março, novos médicos residentes iniciam a atuação nos Programas de Residência Médica do HCL. Os profissionais foram selecionados em disputado processo seletivo coordenado pela AREMG – Associação de Apoio às Residências Médicas do Estado de Minas Gerais.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.