Portal Caparaó - Governo de Minas entrega caminhão para agricultura familiar de Manhuaçu
Agronégocios

Governo de Minas entrega caminhão para agricultura familiar de Manhuaçu

07/03/2017 - Atualizado em 08/03/2017 17h06

BELO HORIZONTE (MG) - O governador Fernando Pimentel entregou nesta terça-feira (7/3), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, um caminhão baú isotérmico para a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães.

Durante a cerimônia, Cici Magalhães estava acompanhada do Deputado Estadual Rogério Correia, autor da indicação do veículo para Manhuaçu, além do Secretário Municipal de Agricultura Flânio Alves e os deputados estaduais Durval Ângelo e João Magalhães.

Em seu discurso, o governador Fernando Pimentel ressaltou que a agricultura é um dos principais setores responsáveis por “ajudar o Brasil a não mergulhar nessa crise terrível que estamos atravessando”. E lembrou que, em Minas Gerais, a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção agrícola e geração de renda e empregos.

 “Para quem não entende de Minas Gerais, esta entrega de hoje pode parecer pouco importante - mas não é. O trabalho da agricultura familiar é muito importante para Minas Gerais. Somos um estado que tem vocação inequívoca para a agricultura, e estamos apoiando a agricultura familiar porque ela está se modernizando, ganhando contornos tecnológicos e facilitando também o acesso ao mercado. Minas Gerais não tem de vergonha de ser um estado também agrícola. Temos o lado industrial, da mineração, mas temos, acima de tudo, a nossa vocação agrícola. Temos de ter muito orgulho e apostar nisso”, afirmou.

Pimentel também destacou o acerto de seu governo ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A pasta foi instituída em março de 2015. “Destaco a minha alegria de celebrar esses dois anos de existência da secretaria. Temos mais de 400 mil estabelecimentos agrícolas da agricultura familiar. Ela responde por mais ou menos um terço da produção de arroz do estado, quase 40% de feijão, um terço da de café, 45% de leite. E, até dois anos atrás, não tínhamos uma secretaria voltada para cuidar exclusivamente da agricultura familiar, desses nossos companheiros que labutam no campo arduamente, diariamente, de sol a sol, e colocam o alimento na mesa de cada cidadão de Minas Gerais. Então, o nosso acerto ao criar essa secretaria que, desde então, tem propiciado um apoio inestimável à atividade da agricultura familiar”, salientou.

A Prefeita Cici Magalhães e o Secretário Municipal de Agricultura Flânio Alves destacaram a importância desse caminhão para valorizar o trabalho das associações de produtores da agricultura familiar em Manhuaçu.

O caminhão vai auxiliar no escoamento, dando mais eficiência ao trabalho das associações que entregam alimentos nas entidades e nas escolas de Manhuaçu, dentro dos programas de aquisições alimentos da agricultura familiar que já são desenvolvidos com sucesso no município.

O caminhão é dotado de baú isotérmico e tem capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre.

O veículo será usado para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar principalmente para os mercados institucionais públicos.

O novo veículo estará sob a gestão da prefeitura e atrelado à uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar.

Em Manhuaçu, com apoio da Secretaria de Agricultura, diversos produtores individuais e em associação já comercializam hortaliças, frutas, verduras, queijo e outros derivados do leite, doces, biscoitos, entre outros produtos.

Fotos: Manoel Marques/Imprensa MG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.