Portal Caparaó - Vila de Fátima realiza encontro de mulheres
Agronégocios

Vila de Fátima realiza encontro de mulheres

09/03/2017 - Atualizado em 09/03/2017 15h22

MANHUAÇU (MG) - Agricultoras familiares foram protagonistas do 14º Encontro das Mulheres de Vila de Fátima, realizado nesta quarta-feira, 08/03, na zona rural de Manhuaçu.

O evento teve apoio da Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Senar, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu e Cresol.

Durante todo o dia, cerca de duzentas mulheres participaram de palestras sobre os temas: Educação e cidadania; Saúde da mulher; Direitos da Mulher; Importância da mulher na cafeicultura e valorização do café.

Em Manhuaçu, as mulheres cadastradas na Agroindústria Familiar representam 90% de toda produção. Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, tratar o emponderamento feminino no campo é dar visibilidade à luta da vida rural. “As mulheres rurais são as protagonistas da agricultura familiar no Brasil. São importantes e, por isso, são prioridade nas ações da nossa secretaria”, destaca.

A Prefeita Cici Magalhães participou do evento e conta que são importantes para o reconhecimento das mulheres no campo. “O 14º Encontro de Mulheres de Vila de Fátima serve para mostrar a força da mulher no meio rural”, afirma. “Quando uma mulher entra na política muda a mulher, quando várias mulheres entram na política, muda a política. Lugar de mulher é na politica, nas lideranças comunitárias, onde ela é feliz e onde ela quiser estar. Assim como eu lutei para estar aqui hoje e ser a primeira prefeita eleita de Manhuaçu. Quero deixar o meu incentivo para que busquem seus sonhos, meu carinho e minha admiração para todas as mulheres que lutam e conquistam”, disse emocionada.

Cici fez questão de apresentar pessoalmente as mulheres que fazem parte da Administração 2017-2020. Estiveram presentes as Secretárias Municipais de Saúde Karina Gama; de Educação, Luizaura Januário; de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório; de Cultura e Turismo Gena Clara e a Chefe de Gabinete Sandra Cerqueira. A prefeita ainda lembrou da Secretária de Administração, Cristina Miranda, que não pode estar presente por conta de compromissos na prefeitura.

BASE FAMILIAR

O Encontro de Mulheres de Vila de Fátima teve como objetivo mostrar a importância da mulher na base familiar, sua participação no desenvolvimento local e como suas habilidades podem contribuir na geração de renda.

A programação também incluiu integração, atividades técnicas, sociais e recreativas às mulheres rurais, valorizando sua importância no papel de transformação socioeconômico.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu - Fotos Lucas Knupp/SECOM

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.