Portal Caparaó - Desfile comemora os 93 anos de Manhumirim
Geral

Desfile comemora os 93 anos de Manhumirim

21/03/2017 - Atualizado em 22/03/2017 08h43

MANHUMIRIM (MG) - Um belo desfile cívico marcou a data comemorativa do aniversário de Manhumirim, no dia 16 de março.

No início da manhã, as comemorações iniciaram com o hasteamento da bandeira, na Praça Padre Júlio Maria, na presença de autoridades civis e militares, que depois da solenidade ocuparam o palanque para presenciar o desfile.

A Secretaria Municipal de Educação organizou a festa colorida e repleta de estudantes e entidades de Manhumirim, ressaltando importância do desfile das escolas mostrando neste ano o tema do café e sua importância econômica e social.

O tema “Café para lembrar, criar e compartilhar!” foi dividido em blocos com as escolas do município.

A abertura foi com a Associação da Guarda Mirim, seguida da Creche Municipal “Celcino Franco Soares” e depois a Creche Reviver.

O subtema “Já tomou um cafezinho hoje?” foi destaque nas escolas municipais Austerlitez Vicente Monteiro (Ed. Infantil), “Hila Thomé Rabello” APAE e Carolina Júlia Pereira. Em seguida, “A origem do café. Lenda e história” foi apresentada pelas escolas municipais rurais: E.M. Assis Brasil, E.M. do Bonfim, E.M. Cabeceira do Pirapetinga, E.M. Pe. Júlio Maria, E.M. Oracy Augusto da Fonseca, E.M. dos Tavares.

A chegada do café na zona proibida, nas encostas da Serra do Caparaó foi tema da Escola Municipal Alfredo Breder. Em seguida, o subtema Os tropeiros e as entradas foi destaque da Escola Municipal João Henrique.

A Escola Padre Geraldo Silva Araújo contou a chegada dos imigrantes e outras gentes, em busca do ouro negro. Já a lavoura de café foi apresentada pelos alunos da Narciso Rabelo.

“As tradições culturais, sociais e religiosos em torno do café” foram mostradas pela Escola Alair José Dias. E os jovens do projetos Feitos e Efeitos mostraram a chegada do trem... expansão e progresso da economia cafeeira.

A rede estadual apresentou o tema “A política café com leite, a oligarquia rural em Manhumirim”, através dos alunos da Alfredo Lima.

A Crise de 1930?! Não, avanço urbano e expansão da economia cafeeira – foi tema do Colégio Santa Terezinha.

Com o Tema: A rica arquitetura urbana e rural cafeeira houve a apresentação do Colégio EVEC.

A Escola Estadual Professor José Venâncio apresentou o café no cenário mundial.

Os avanços tecnológicos na produção cafeeira e as parcerias institucionais foi tema dos alunos da Escola Municipal Dra. Maria da Conceição.

O encerramento do desfile foi com o tema Os grandes desbravadores cafeeiros ontem e hoje, apresentado pelas entidades filantrópicas, clubes de serviço e associações beneficentes.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.