Portal Caparaó - PM fecha bairros com operação Rio Jordão
Segurança

PM fecha bairros com operação Rio Jordão

31/07/2008 - Atualizado em 04/08/2008 08h28

Soldados-alunos do Curso Técnico em Segurança Pública/2008 (antigo curso de soldados) participaram de uma grande operação policial em bairros de Manhuaçu nesta quinta-feira. A operação Rio Jordão, numa alusão ao batismo de Jesus, marca o início da fase operacional do treinamento dos futuros soldados. Além de blitze, foram desencadeadas ações nos bairros Petrina e Santana durante a noite desta quinta-feira.

Comandados por oficiais e auxiliados por policiais experientes do 11° BPM, os soldados-alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Companhia de Ensino e Treinamento. Durante cerca de quatro horas, equipes de policiais fizeram abordagens a pessoas suspeitas nos dois bairros buscando armas, munições e drogas. “Eles fizeram abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, além de atividades preventivas, como visitas tranqüilizadoras a residências e estabelecimentos comerciais”, explica o Capitão Jéferson Vitor, responsável pela companhia de ensino. Em outros pontos da cidade, policiais fizeram policiamento ostensivo e uma equipe atuou numa blitze de trânsito.

“Localizamos duas pessoas com pequenas porções de drogas, motoristas dirigindo sem habilitação ou documentos obrigatórios, além de carros com licenciamento atrasado. O resultado foi muito satisfatório”, avalia.

SITUAÇÕES REAIS

Além das disciplinas durante o período no batalhão, os estágios operacionais permitem a vivência de situações que preparem os alunos, da melhor maneira possível, para o desempenho das funções inerentes ao cargo de Soldado de Primeira Classe, graduação que assumem a partir da formatura. A turma de 90 alunos conclui a formação em três meses.

Segundo o Capitão Vitor, a partir do “batismo” com a operação desta quinta-feira, os alunos são empenhados em atividades operacionais e têm a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos. “Esse período do curso nos possibilita reforçar o policiamento na cidade de Manhuaçu e apoiar os distritos com um efetivo maior, por outro lado auxilia na formação dos futuros soldados”, ressaltou.

Além dos estágios operacionais, os alunos estão participando de ações de policiamento em eventos esportivos e comemorações nas cidades da região.

Carlos Henrique Cruz 31/07/08 - 22:33 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.