Portal Caparaó - Senador cita mobilização de Manhuaçu como exemplo
Política

Senador cita mobilização de Manhuaçu como exemplo

03/04/2017 - Atualizado em 03/04/2017 15h30

BRASÍLIA (DF) - O município de Manhuaçu foi apresentado pelo Senador Paulo Paim (PT/RS) durante a sessão plenária de 29 de março. O vídeo do pronunciamento na TV Senado fala da mobilização da cidade contra a reforma da previdência.

O abaixo-assinado foi encaminhado pela vice-diretora da Escola Estadual de Manhuaçu (antigo Polivalente), Viviane Monteiro, contendo mais de cinco mil assinaturas.

Representante do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT – RS, Paulo Paim fala do documento que recebeu contra a reforma da previdência, exigindo a instalação da CPI da Previdência.

Veja a íntegra do pronunciamento

“Quem sabe onde fica o Município de Manhuaçu? Manhuaçu? Pois bem, Manhuaçu está localizado na Zona da Mata, Minas Gerais. Tem divisa com Manhumirim, Simonésia, Santa Bárbara do Leste, Vermelho Novo, Caputira, Matipó, São João do Manhuaçu, Luisburgo, Reduto e Raul Soares. Manhuaçu está distante 290 quilômetros de Belo Horizonte. Foi fundada em 5 de novembro de 1877. Sua população é de 80 mil habitantes.

Por que descrevo tudo isso? Porque recebi da Comunidade da Escola Estadual de Manhuaçu, os cidadãos daquele Município assinam um abaixo-assinado que eu tenho aqui, Sr. Presidente, de centenas e centenas de assinaturas, encabeçado pela Srª Viviane Monteiro Mucida. É um abaixo-assinado contra a reforma da previdência e a favor da CPI, com mais de cinco mil assinaturas! Mais de cinco mil.

Sr. Presidente, essa é uma demonstração de uma cidade pequena, mas pujante, de homens e mulheres lutadores, como é a cidade que aqui estou descrevendo, que se mobilizaram contra as reformas do Governo Federal, numa demonstração de que os brasileiros entenderam a maldade dessas reformas.

Os cidadãos, as câmaras de vereadores, as associações, os sindicatos, as entidades da sociedade civil, como a CNBB e a OAB, encaminham manifestações para o meu gabinete às centenas, que eu virei sempre à tribuna para registrar.

Fiz questão de pegar Manhuaçu. Confesso que não conhecia essa cidade e faço uma homenagem aqui ao povo de Manhuaçu, para mostrar que não é só nas capitais que há um grande movimento contra as reformas. Não é só no Twitter, não é só nas redes sociais. É em todo lugar, é no campo, é na cidade, porque o povo sabe. "Por que eu vou contribuir a vida toda e não vou me aposentar?" Ainda mais agora, com essa tal de terceirização, que vai fazer com que a previdência, aí sim, tenha problema de caixa.

Enfim, o que diz o abaixo-assinado? Não à reforma da previdência e pela abertura da CPI da previdência.

Abaixo-assinado por mais de cinco mil da comunidade de manhuaçuenses.

Esta é apenas uma amostra de um dos dias de coleta da assinatura nos bairros da nossa cidade. Portanto, observe que a fala do povo é única. Esse movimento está apenas começando e contando com o bom senso de V. Exªs, Senadores, em apoio a V. Exª por ter encaminhado o pedido da CPI da previdência”.

Imagens e Vídeo TV Senado - Reportagem Carlos Henrique Cruz

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.