Portal Caparaó - Workshop Imersão em Neurociências para profissionais da Educação
Geral

Workshop Imersão em Neurociências para profissionais da Educação

27/04/2017

MANHUAÇU (MG) - Atualmente, professores e pais questionam-se a respeito do comportamento escolar de seus alunos e filhos. Não sabem se o melhor a fazer é oferecer mais ou menos estímulos, perdem-se entre tantas informações.

Professores convivem com o desafio diário de desenvolver seu trabalho em um cenário heterogêneo, com alunos dispostos em salas, separadas pela mesma idade, mas que apresentam muitas diferenças! Tem sempre aquele que não fica quieto, que é bom na conta mas que não consegue ler ou vice-versa.

Este contexto exige dos professores uma arsenal diversificado de estratégias pedagógicas que consigam alcançar todos os alunos. Para tanto, o professor deverá estar munido de saberes a respeito do cérebro!!! Pois ele

Para tanto, o Espaço Crescer traz para Manhuaçu e região duas novidades:

Workshop Imersão em Neurociências para profissionais da Educação: O evento já foi realizado em diversas cidades brasileiras: Governador Valadares, Brasília, João Pessoa. No próximo dia 29 de abril, estará em Manhuaçu. O curso terá como Tema CentralO desafio da mediação em crianças com disfunções executivas e transtornos de aprendizagem”, e será ministrado pela Neuropsicopedagoga, especialista e assessora escolar Zilanda Souza, diretora do Espaço Vida, de Governador Valadares, no auditório da FACIG do Alfa Sul, das 8h às 18h.

Programa de Formação Continuada de Professores – Aprendizagem e Funções Executivas: Curso de formação continuada de 44 horas, desenvolvido em 11 encontros quinzenais. Neste programa os professores aprenderão sobre as funções executivas, essenciais para o gerenciamento e a regulação de processos cognitivos que passam por raciocínio, resolução de problemas, planejamento e execução de tarefas a aquisição de conhecimento, e aprenderão as estratégias  para torná-las mais efetivas na vida acadêmica do aluno.

Tatiana Vasques, diretora do Espaço Crescer, nos diz que já viajou para muito longe para fazer esses eventos, e poder fazer o curso em Manhuaçu, é uma realização pessoal:

“Eu vim do Rio de Janeiro, moro em Manhuaçu há 11 anos, e sempre saí daqui para fazer cursos fora! Já viajei para Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, e tantas outras cidades para me manter atualizada, buscar conhecimento...e sempre tive esse ideal, de trazer para Manhuaçu a realidade que existe fora dela! Manhuaçu é uma cidade do interior, mas é polo educacional, é referência em serviços de saúde, e por isso, acredito que nós tenhamos que ter acesso a essas informações tão novas e promissoras!!!”

Tatiana salienta ainda que foi pioneira em trazer para Manhuaçu o conceito de neurociência:

“Em 2014, quando abrimos a franquia do Supera, já vislumbrava a neuropsicologia e a Neuropscicopedagogia, como um “ponto cego” em Manhuaçu! O que fiz foi buscar esses saberes e plantá-los aqui! E fico feliz em perceber que rendeu frutos!!! Hoje temos um Centro de Referência em Desenvolvimento Humano, formado por uma equipe multidisciplinar, a serviço da população!”

E finaliza dizendo que estes eventos são apenas uma parte do que o Espaço Crescer tem a oferecer: “O princípio do Espaço é acolher demandas!!! Direcionamos nossos esforços para dar respostas acessíveis e resolutivas aqueles que procuram por atendimento, e por isso trabalhamos de forma transdisciplinar! Nossa equipe se reúne uma vez por mês para discutirmos casos, trocarmos saberes e experiências, e com isso, muitas novidades ainda virão por aí.....”

O Espaço Crescer – Desenvolvimento Humano, fica na Rua Capitão Rafael, nº 193 – Centro.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.