Portal Caparaó - Leilão de veículos confirma transparência e segurança de novo modelo
Geral

Leilão de veículos confirma transparência e segurança de novo modelo

01/05/2017 - Atualizado em 02/05/2017 17h44

MANHUAÇU (MG) - O primeiro leilão totalmente informatizado da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Manhuaçu aconteceu nesta sexta e sábado, no Ginásio Poliesportivo, com excelentes resultados. Utilizando um software desenvolvido na Delegacia Regional de Polícia Civil o procedimento de leilão de 800 lotes foi mais econômico e transparente.

De acordo com o Delegado Regional da Polícia Civil, Carlos Roberto de Souza, foi a primeira vez que o leilão foi informatizado. “O custo final ficou na casa de sete mil reais para leiloar os 800 lotes de veículos. Num leilão anterior, segundo os donos de pátios, gastaram dez vezes mais – cerca de 70 mil reais. A redução dos custos é uma vantagem aos arrematantes e empresários”, explica o delegado.

O leilão é interessante para os empresários e também para o Estado. Somente de impostos que serão pagos (20% sobre o valor apurado neste leilão), haverá receita imediata de 200 mil reais, mais as dívidas ativas com o Estado que ainda são cobradas dos antigos proprietários dos veículos.

 “Todo o processo de lançamento dos veículos – vistoria, leilão e entrega ao arrematante, passou por um software de controle e gestão do processo, o que reduziu os custos de mão de obra empregada. Isso sem gastar um único real do Estado”, pontua o delegado Carlos Roberto.

Além da economia, o sistema permitiu a consulta para qualquer cidadão pela internet dos lotes com dados e fotos de cada veículo. Já o processo de leilão é feito com maior controle, transparência e segurança.  

O próximo leilão deverá reunir quatro pátios com orçamentos que apontam um investimento de no máximo cinco mil reais a ser rateado pelos empresários e poderá ser transmitido ao vivo pela internet. “Tudo está informatizado. É possível rastrear todo o leilão, lote por lote. A auditoria é simples e acessível a qualquer instância de fiscalização”, conclui o delegado regional da Polícia Civil de Manhuaçu, Carlos Roberto.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.