Portal Caparaó - Higienização das mãos é tema de campanha nos 90 anos do HCL
Geral

Higienização das mãos é tema de campanha nos 90 anos do HCL

08/05/2017 - Atualizado em 09/05/2017 08h28

MANHUAÇU (MG) - Para sensibilizar seus colaboradores da importância da higienização de mãos no combate aos riscos de infecção hospitalar, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital César Leite promoveu, no dia 5 de maio (Dia Mundial de Higienização das Mães), uma encenação teatral da importância da higienização das mãos. A ação também faz parte das comemorações dos 90 anos de existência do Hospital César Leite.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).

A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pelos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão deles.

Como uma das principais causas de mortes nos hospitais, a infecção hospitalar pode ser prevenida com medidas simples e eficazes, como passar o álcool em gel. No ambiente hospitalar, a lavagem das mãos só é necessária quando houver sujidade visível, caso contrário, na assistência à saúde recomenda-se o álcool para higiene das mãos. Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.

Além da encenação realizada pelos membros da CIPA, na parte da manhã profissionais especializados fizeram orientações pessoalmente em vários setores, reforçando as técnicas de lavagem das mãos.

A adesão dos colaboradores foi grande e todos estão entendendo a importância de aderirem a esse procedimento sempre.

HCL 90 ANOS

Em 1927, na Biblioteca Ruy Barbosa, o dedicado médico Dr. João César D´Oliveira Leite liderou um grupo de empresários, políticos e produtores rurais e deu início à realização de um grande sonho: a construção do primeiro hospital da região. Fundado no dia 29 de maio daquele ano, o Hospital César Leite tem orgulho de ter construído uma trajetória exemplar.

Ao longo deste mês, diversas ações estão sendo realizadas com o público interno e a comunidade para celebrar os 90 anos do hospital que atende a toda a região.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.