Portal Caparaó - Manhuaçu se destaca no ranking da atividade econômica da Zona da Mata
Economia

Manhuaçu se destaca no ranking da atividade econômica da Zona da Mata

11/05/2017 - Atualizado em 12/05/2017 11h07

MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu iniciou o ano de 2017 em segundo lugar no ranking de atividade econômica entre os 142 municípios da Zona da Mata.

A pesquisa foi publicada na sexta-feira (5) pela Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), que é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com o Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem), os números são referentes aos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017 e o resultado positivo de Manhuaçu nesse período, mostra especialmente a movimentação do comércio da cidade no fim de ano. A cidade fica atrás de Juiz de Fora, maior polo econômico de toda a Zona da Mata.

A Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) acompanha os números da região e observa que em grande parte do ano de 2016 Manhuaçu esteve na segunda posição, com variações em alguns meses na terceira e quarta posições.

“Nossa economia é forte e temos motivos pra acreditar na cidade e que, com trabalho e dedicação, venceremos o momento econômico do país. Nossa cidade tem potencial econômico confirmado e a iniciativa privada mais uma vez aparece gerando emprego e divisas”, analisa o presidente da ACIAM, Silvério Afonso.

O estudo mostra que Juiz de Fora é o único município que se manteve na mesma posição durante todo o período de levantamentos, iniciado em agosto de 2016, enquanto as cidades de Manhuaçu, Viçosa e Ubá revezaram entre a segunda e quarta colocações. Aparecem com estabilidade as cidades de Cataguases e Muriaé.

Silvério Afonso também destaca que Manhuaçu e as cidades vizinhas se unem para formar esse resultado. É natural que os municípios aproveitem do nível econômico relativamente alto da cidade, movimentando a economia na região.

IAEM

O Iaem foi criado em 2016 e é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária), além de arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para outros detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado deve entrar em contato com a CMC.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.