Portal Caparaó - Luta antimanicomial é tema de passeata
Geral

Luta antimanicomial é tema de passeata

20/05/2017 - Atualizado em 22/05/2017 17h40

SIMONÉSIA (MG) - Para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de Maio, a Prefeitura de Simonésia, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou uma passeata pelas ruas centrais da cidade, nesta quinta-feira, 18 de maio, com o tema “Somos quem podemos ser”. O evento faz parte das atividades desenvolvidas em todo o País, que marca a proposta de reformulação da assistência ao pacientes com transtornos mentais.

A caminhada contou com a participação do Prefeito Laerte Augusto, Vice Prefeito Dr. Ademilson Feitosa, Secretários de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, alunos da Escola Estadual Padre Miguel, CRAS, APAE, Conselho Tutelar, dentre outros. O evento seguiu no embalo musical do projeto Integrar (PRO-IN) “Meninos do batuque” alunos do Luis Claudio Werner de Manhuaçu. O percurso foi monitorado pela Policia Militar com apoio de um Bombeiro Voluntario.

A Coordenadora do CAPS, Astharianna Alves De Barros Lima, agradeceu a participação de todos. “Eu em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, gostaria de agradecer também a todos que direto ou indiretamente nos apoiou no evento de hoje, uma data que nos leva a refletir muito, sabemos das dificuldades enfrentadas nesta luta, mas precisamos de acolhimento por parte de todos, inclusão social, respeito pelos pacientes. Obrigado ao Prefeito Laerte Augusto, Dr. Ademilson, enfim Somos quem podemos ser”. Destacou a Astharianna Alves.

No trajeto, o vice Prefeito, orientava a população através do microfone sobre o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, os participantes carregavam cartazes e faixas alusivas à conscientização da população sobre a importância dos cuidados e do acolhimento às pessoas portadoras de transtornos mentais. O lema da passeata deste ano foi “Somos quem podemos ser” trecho extraído da música dos Engenheiros do Engenheiros do Hawaii.

Durante a ação, os usuários do serviço de saúde mental puderam expor os trabalhos resultantes das oficinas terapêuticas, desenhos produzidos por eles dentro do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O Evento terminou com um ato simbólico soltando vários balões, referindo-se a liberdade, depois foi servido um delicioso almoço para os participantes da caminhada.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.