Portal Caparaó - Prefeitura adquire novo equipamento de topografia para Secretaria de Obras
Geral

Prefeitura adquire novo equipamento de topografia para Secretaria de Obras

23/05/2017

MANHUAÇU (MG) - A Prefeita Cici Magalhães procedeu com a entrega dos novos equipamentos adquiridos para a Secretaria de Obras, na tarde da última sexta-feira, 19. Trata-se do conjunto GPS RTK, que possibilitará agilidade e economia para os cofres públicos, em diversos serviços topográficos realizados pela Secretaria de Obras e o SAAE em todo o município. Também presenciaram o momento, além do Secretário de Obras, João Amâncio de Faria, e o de Comunicação Social, Alexandre Junqueira Leitão; o Vereador José Eugênio de Araújo Teixeira; Diretor de Obras, Jânio Sérvio Mendes (Catinga), Coordenador de Obras, José Maria, e o Técnico em Agrimensura e Topografia, Eduardo Ribeiro.

Com valor de R$ 66 mil, o novo equipamento evitará que o município gaste recursos financeiros com a terceirização em diversos serviços, como o georreferenciamento, medição de terrenos para desapropriação em áreas rurais, possibilitando maior autonomia para o usuário, já que o mesmo pode ser manuseado por apenas uma pessoa, enquanto que os aparelhos convencionais necessitam de dois técnicos no momento da operação. ‘Este equipamento é um dos mais modernos atualmente, em termos de topografia e agrimensura, atendendo as legislações atuais e facilitando o trabalho da engenharia, do levantamento para a construção civil. Ele nos possibilitará a realização de levantamentos topográficos, planialtimétrico e cadastral. É realmente uma bela aquisição que o município faz, pois, facilita o nosso trabalho, demandando menos mão-de-obra. Em comparação com a estação total, ele traz muita agilidade. Quanto à Legislação, esta tecnologia do RTK traz as coordenadas reais, que usamos para alimentar o Geo-Obras – um programa do Tribunal de Contas que gerencia informações das obras executadas em todos os órgãos das esferas estadual e municipais, acessíveis ao cidadão, na internet-. Nos casos de registro de terrenos desapropriados em área rural, é exigido o georreferenciamento da área. Com este equipamento e o profissional habilitado, como é o caso da Prefeitura de Manhuaçu, o município pode proceder com este serviço, sem a necessidade de terceirização’, explicou o Técnico Eduardo Ribeiro.

O Secretário M. de Obras, João Amâncio de Faria, destacou que ‘a Prefeita Cici Magalhães, de imediato, compreendeu a necessidade que tínhamos de adquirir este equipamento, considerando os benefícios relacionados à economia e agilidade na prestação de serviços que o mesmo nos ofereceria. Então, parabéns à Cici, porque temos certeza que será um ganho muito grande para o povo. Temos demandas constantes no município, como a medição de ruas, redes pluviais, extensão de redes e execução de todas as medidas nos serviços de terraplenagem. Contratar estes serviços custa caro para o município e implica também em outro problema: a demora no atendimento. Empresas terceirizadas costumam demorar entre quinze e vinte dias para nos atender, o que pode acarretar até mesmo na perda de recursos. Em muitos convênios com os Governos Federal e Estadual, normalmente, a primeira solicitação feita por eles é quanto à localização topográfica do terreno. Às vezes, uma empresa terceirizada demora tanto que o município corre o risco de perder recursos. Agora temos o equipamento e profissionais à altura para realizar o serviço. Então, fico muito feliz e a população de Manhuaçu é que ganhará com isto’, comemorou João Amâncio.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.