Portal Caparaó - Programação festiva celebra os 90 anos do Hospital César Leite
Geral

Programação festiva celebra os 90 anos do Hospital César Leite

23/05/2017

MANHUAÇU (MG) -  A partir desta terça-feira, uma série de eventos marcam a comemoração dos 90 anos de fundação do Hospital César Leite. A instituição completa nove décadas de existência na segunda-feira, dia 29 de Maio.

Nesta terça, 17 horas, haverá celebração da Santa Missa no pátio interno do Hospital César Leite.

Na quarta-feira, na sede da Igreja Batista, no bairro Bom Pastor, às 19:30 horas, haverá culto em ação de graças.

A programação continua na sexta-feira, às 17 horas, com sessão solene na Câmara de Vereadores de Manhuaçu. No evento festivo serão prestadas homenagens a parceiros e colaboradores do HCL, além de apresentados dados da instituição, seus desafios e suas conquistas.

No dia do aniversário de 90 anos, na próxima segunda-feira, às 19 horas, haverá comemoração na Praça Doutor César Leite, em frente ao hospital.

ATIVIDADES

Ao longo deste mês de maio, diversas atividades estão sendo realizadas em torno da comemoração, principalmente com o público interno.

As comemorações do HCL são abertas para toda a comunidade de Manhuaçu e cidades vizinhas. O Hospital César Leite é de todos e deve ser abraçado como principal centro de saúde da região, atendendo uma população de cerca de 300 mil habitantes.

“Chegamos aos 90 anos com o espírito de servir com amor. Quero destacar o trabalho do corpo clínico, dos conselheiros, parceiros e voluntários e de todos os funcionários do Hospital César Leite, que se dedicam inteiramente para cuidar da vida. Essa comemoração é de todos nós e, por isso, convido a todos para que participem conosco”, afirma o Provedor Sebastião Onofre Carvalho.

Apesar do momento festivo, o momento também é de reflexão e preocupação. Uma grave crise afeta os hospitais filantrópicos. “Queremos mostrar também que o HCL é importante para todos e precisamos da parceria e apoio da região com o objetivo de melhorar e até manter os serviços prestados para a comunidade”, argumenta o provedor.

Em 2016, o Hospital César Leite teve um crescimento de 5,7% no número de pacientes internados em comparação com 2015. Foram 13.786 no total, com média de 1.087 por mês.

Quase 60% são pacientes que moram em outras cidades. É um hospital que atende toda a região. Os números mostram que somente 3.581 eram moradores de Manhuaçu (42%).

Outra constatação é que o HCL foi o 25º no ranking de internações SUS em Minas Gerais em 2016. Dos 24 primeiros, dez estão em Belo Horizonte.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.