Portal Caparaó - Cerimônia comemora 90 anos do Hospital César Leite
Geral

Cerimônia comemora 90 anos do Hospital César Leite

29/05/2017 - Atualizado em 30/05/2017 09h24

MANHUAÇU (MG) - Cerimônia festiva realizada na noite de sexta-feira, no anfiteatro da Câmara de Manhuaçu, marcou a comemoração dos 90 anos de existência do Hospital César Leite. A noite foi marcada por homenagens, compromissos com o hospital e também pelas dificuldades que o setor de saúde enfrenta, em especial, os hospitais filantrópicos.

A comemoração foi presidida pelo Provedor do HCL Sebastião Onofre Carvalho, o Presidente do Conselho Superior Renato Cezar Von Randow, a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães, os deputados estaduais João Magalhães, Bráulio Braz e Celise Laviola, o Diretor Técnico do HCL Dr. Luís Carlos Lemos Prata, o Diretor Clínico Dr. Luís Cláudio Mendes Vale, o Diretor da Gerência Regional de Saúde Ronaldo Lopes Corrêa, a Presidente do Cosems Regional e Secretária de Saúde de Manhuaçu Karina Gama, o Presidente da Câmara de Manhuaçu Jorge Augusto Pereira, o Presidente do Conselho de Saúde Nelson de Abreu, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Sérvio Túlio, o Comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros Tenente Flávio Mota e o Delegado Regional Dr. Carlos Roberto Souza.

Na primeira parte da cerimônia, o Hospital César Leite lembrou a trajetória desses noventa anos. Foram apresentados vídeos com depoimentos de colaboradores, parceiros e amigos do HCL. Em seguida, um registro dos diversos setores que fazem toda a engrenagem funcionar. Um vídeo mostrou a estrutura e os colaboradores de todas as áreas. Atualmente, são 576 funcionários distribuídos em administração, serviço de apoio e diagnóstico, manutenção e obras, hotelaria, serviço social, serviço de controle de infecções, núcleo de ensino e pesquisa, laboratório e enfermagem. 119 médicos formam o corpo clínico.

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO

O Conselho de Secretários Municipais Regionais de Saúde (Cosems) entregou uma placa de reconhecimento ao Hospital César Leite pelos 90 anos de serviços prestados à região de Manhuaçu. A homenagem foi prestada pela Secretária Karina Gama ao Provedor Sebastião Onofre.

A Câmara Municipal também entregou um Diploma de Honra ao Mérito pelo aniversário do HCL. O título foi uma iniciativa do Presidente Jorge Augusto acompanhado dos demais vereadores.

Ainda nessa primeira parte, a vereadora Berenice Maria entregou o diploma de Honra ao Mérito aos Voluntários que atuam no hospital. São 75 pessoas que levam alegria, uma palavra de conforto, orações e atenção aos pacientes e funcionários semanalmente.

Já o hospital prestou uma homenagem especial com a entrega de um troféu que retrata a primeira fachada, como símbolo da gratidão àqueles que contribuíram para essa trajetória.

Foram homenageados os deputados estaduais Bráulio Braz, João Magalhães, Durval Ângelo, Celise Laviola, João Leite e Leo Portela, e o federal Renzo Braz.

Os deputados Subtenente Gonzaga, Paulo Abi-Ackel, Mário Heringer e Rogério Corrêa justificaram a ausência.

A direção do HCL é formada por 50 conselheiros voluntários. Representando todo esse grupo foi escolhido para homenagem o Conselheiro Maurício Tasca, um dos integrantes com maior tempo no conselho superior.

A voluntária dona Carlinda Vieira e a funcionária aposentada do HCL Guanair Mencalha Pereira também foram homenageadas.

Representando cada setor do HCL foram entregues homenagens aos enfermeiros Eliane Marcília Alves do Nascimento e José Roberto Petronilho Viana; do setor de apoio e diagnóstico Erick de Souza Trindade; da Residência Médica Dr. Tiago Pires Heringer; pelo Corpo Clínico Dra. Regina Almeida Toledo Pires; do setor de obras e manutenção José Carlos Meira; da hotelaria / lavanderia Idalina Maria Nunes dos Santos e hotelaria / recepção Tiago Aparecido de Oliveira; do setor administrativo / faturamento Luiz Carlos da Silva e administrativo / motorista Gilmar de Paula Cabral.

Ainda foram feitas homenagens especiais aos parceiros que auxiliaram durante o surto de febre amarela: Grupo Engelmig; Plano Assistencial Em Vida; Laboratório São Lourenço; Dalton Dias Heringer; José Carlos da Costa; Grupo Gardingo.

O empresário Elder Abreu, a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães, a Câmara de Manhuaçu, a            Gerência Regional de Saúde e o Cosems - Minas Gerais também foram reconhecidos.

CONQUISTAS E DIFICULDADES

O provedor Sebastião Onofre Carvalho conduziu uma reflexão, aproveitando a presença dos prefeitos e secretários de saúde dos 23 municípios da região.

“O HCL foi um sonho que começou em 1927 e ficamos muito satisfeitos em estar vivos e comemorando os 90 anos de existência do projeto fundado pelo Dr. César Leite e alguns comerciantes e fazendeiros. Isso frutificou e estamos até hoje tentando fazer o melhor pela saúde para a população da região com apoio de toda a diretoria, conselheiros, corpo clínico, parceiros e os funcionários”, comemorou.

Ao mesmo tempo, Sebastião Onofre lembrou que “esse é um projeto grande para a saúde e vamos juntos fazer o possível para ampliar os serviços, melhorar os equipamentos. Certamente temos um dos melhores grupos de médicos do interior de Minas Gerais. Falta realmente essa estrutura para crescermos e até ampliar os serviços”.

Após citar os números de atendimentos por município da região, o provedor demonstrou que o HCL é uma entidade de referência e que presta um serviço regional. “Só que não adianta recebermos recursos das emendas dos deputados, que são muitos importantes, mas não termos a participação dos municípios. Eu mantenho serviços de plantão caros, 24 horas por dia, 365 dias por ano, mas somente Manhuaçu está ajudando. É preciso que as cidades participem mais. Na hora que um jovem se acidenta na cidade X ou Y, é aqui que temos socorro para o morador daquela cidade. Eu peço o apoio dos municípios vizinhos, pois o hospital é de toda a região”, reivindicou.

Fazendo coro à solicitação, a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães reafirmou: “Quem me conhece e convive comigo sabe que o HCL é a menina dos meus olhos. Há mais de 20 anos faço parte do conselho superior e nunca medi esforços para ajudar a buscar recursos financeiros e conquistas para o hospital. Neste momento, estando na prefeitura, nos alegra poder fazer uma parceria realmente saudável com o hospital para trazer melhorias. Estamos na iminência de inaugurar uma UTI Neonatal e agora serão retomadas as obras do novo prédio para ampliar a capacidade de atendimento. Não adianta sermos cidade regional, se não tivermos um hospital que dê conta de toda a demanda. Peço aos meus amigos prefeitos e secretários de saúde vamos nos unir em prol desse hospital. Da minha parte eu garanto que lutarei até o final dos meus dias para conseguir o que a gente puder para melhorar o nosso hospital regional”.

O diretor da GRS, Ronaldo Lopes Corrêa, lembrou que os 90 anos mostram uma longa história construída por grandes pessoas que pensaram alto, vislumbraram esse projeto e fizeram com que chegássemos aos dias atuais com um hospital que é importantíssimo para toda a região. “A GRS de Manhumirim, com o Governo Estadual, está somando forças com o Governo Federal e os deputados que trazem recursos através de suas emendas. O HCL está cumprindo com fidelidade a sua missão de aliviar a dor, permitindo que o ser humano seja atendido com a melhor qualidade”.

COMPROMISSO

A deputada estadual Celise Laviola garantiu em seu discurso a intenção de ajudar o Hospital César Leite dentro de seu trabalho parlamentar.

No mesmo sentido, o deputado estadual Bráulio Braz – citando também o deputado federal Renzo Braz – garantiu que manterão o apoio que têm viabilizado para o HCL.

O deputado estadual João Magalhães anunciou a maior notícia desses 90 anos. Na sexta-feira, ele comunicou que foram depositados mais 2 milhões e 860 mil reais para a obra do anexo do HCL. “Venho aqui para anunciar que o Governador Fernando Pimentel fez a liberação da segunda parcela do nosso convênio. R$ 2.860.000,00 foram depositados nesta sexta, totalizando 5,2 milhões de reais. Podem ter certeza de que vamos terminar esse novo prédio. Se Deus quiser, no mais tarde em 2019 vamos entregar para Manhuaçu e para nossa região um novo espaço, com mais condições para atender a toda a região”.

João Magalhães, no entanto, pontuou que há 20 anos, quando foi procurado pela direção do Hospital, iniciou uma parceria e nunca passou um ano sem que recursos de suas emendas chegassem ao HCL.

“Eu mesmo vou pouco ao hospital, mas eu sei o que é o sofrimento das pessoas. Não tenho a chave do cofre, não sou governador, presidente, secretário de estado ou ministro para ordenar despesa, mas aquilo que está ao nosso alcance tento fazer com o maior carinho. Meu sonho é ver o anexo do hospital concluído”, detalhou.

O deputado também fez um apelo aos demais deputados: “Precisamos de mais recursos para custeio. Faço um apelo a todos os deputados que aqui são votados que possam contribuir com recursos para o HCL. Infelizmente, ainda vejo alguns deputados que tiveram 10, 15 mil votos aqui e se esquecem de deixar um pedacinho de suas emendas aqui na região que os ajudou a eleger. Vamos iniciar nova empreitada por equipamentos e mobiliário”.

NOVO PRÉDIO

A cerimônia ainda apresentou um vídeo com o projeto arquitetônico do novo prédio do Hospital César Leite.

O anexo de dez andares foi erguido com recursos próprios, mas está paralisado há cinco anos. Somente agora, com o empenho desses recursos liberados pelo Governo de Minas Gerais serão retomadas as obras.

No local, serão implantados novos serviços médicos de alta complexidade e o HCL terá capacidade de dobrar o atual número de 225 leitos.

O HCL é um hospital filantrópico que presta serviços ao SUS para uma população de cerca de 400 mil habitantes espalhados em 24 municípios. Em 2016, foram 13.786 internações – 70% desse total foram pelo SUS, sem cobrança de qualquer valor dos pacientes.

É o 25º hospital em todo o estado no ranking de internações pelo SUS – atrás de grandes unidades hospitalares de Belo Horizonte e outras grandes cidades mineiras. 58% dos pacientes são de outros municípios e 42% são de Manhuaçu.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.