Portal Caparaó - Solaris Energia e Fazendas Dutra instalam o primeiro despolpador de café do país a energia solar
Agronégocios

Solaris Energia e Fazendas Dutra instalam o primeiro despolpador de café do país a energia solar

31/05/2017 - Atualizado em 01/06/2017 09h21

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - Numa parceria da Solaris Energia e Fazendas Dutra foi instalado o primeiro despolpador de café do país, alimentado por Energia Solar Fotovoltaica. Formada pelos engenheiros eletricistas Ruslan Gantus e Daniel Prata, a Solaris Energia é uma empresa especializada em Energia Solar Fotovoltaica na região.

“Na Fazendas Dutra, em São João do Manhuaçu serão instalados ao todo 51 módulos, desses, 30 já em funcionamento, gerando uma média de 18.400 kW/ ano, contribuindo, assim, para a diminuição das emissões de carbono e gerando redução de custo na produção dos Cafés Especiais das Fazendas Dutra, administradas pelos irmãos Walter e Ednilson Dutra. Além disso, contribui para a valorização da marca, visto que a utilização de energia limpa agrega ainda mais valor ao café”, explica Ruslan Gantus.

 “Por acreditarmos que a energia solar agrega um grande valor a nossa marca e uma enorme economia para as fazendas, buscamos apoio com um de nossos parceiros para viabilização desse importante projeto, a Balzac Coffee, localizada na Alemanha, onde essa tecnologia é amplamente difundida. Também contamos com todo o apoio técnico da Solaris Energia, empresa que vai de encontro aos preceitos das nossas fazendas, que se preocupam com a sustentabilidade e a economia, para que esse projeto fosse realizado’’, ressaltam Ednilson e Walter Dutra.

 “A próxima etapa do projeto será disponibilizar a energia solar para alimentar os secadores de café e demais maquinários das fazendas.Serão aproximadamente 800 módulos gerando cerca de 220.000 KW ano de energia elétrica e tornando, assim, as Fazendas Dutra autossustentável e livre das altas contas de energia”, completam.

Para os produtores rurais o Banco do Brasil oferece condições especiais de financiamento por meio do BB Agro Energia, que oferecem juros a partir de 2,5% ao ano, através das linhas de crédito que englobam o programa, o FCO Rural, Inovagro, Investe Agro e Pronamp, para a agricultura empresarial; o Pronaf Eco, para a agricultura familiar; o Pronaf Agroindústria e Prodecoop, para as cooperativas agropecuárias. Para os demais consumi- dores, existem próprias condições de financiamento da empresa e existem também financiamentos bancários subsidiados na CEF e no BB.

CUSTO BENEFÍCIO

De acordo com o engenheiro eletricista Daniel Prata, o desconto na conta de energia pode chegar a 95% e em pouco mais de três anos e meio já paga o valor investido no sistema.

“A Solaris Energia tem uma preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e, é claro, a economia. A instalação do sistema pode ser feita em qualquer unidade consumidora, seja ela, residencial, empresarial ou rural trazendo para o consumidor além dos benefícios de produzir uma energia limpa, a economia na redução da conta de energia e não sofrer os reajustes que acontecem aos longos dos anos, pois ele passa ser também um produtor de energia, podendo até em alguns casos ter bônus na conta de luz, ao invés de pagar”, ressalta Daniel

SOLARIS ENERGIA

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de geração elétrica de pequena e média potência, normalmente instalados para produzir energia suficiente para alimentar uma casa, um edifício ou até mesmo um galpão de uma indústria.

Obtida através da conversão direta da luz em eletricidade, com quase zero de manutenção, o sistema funciona em conjunto com a rede elétrica da concessionária. O consumidor que instala um gerador solar passar ser um pequeno produtor de energia elétrica.

Durante o dia a energia gerada é consumida dentro do estabelecimento e o que sobra passa por um medidor e vai para a rede elétrica da rua. Durante a noite, como não há produção, volta-se a consumir a energia da rua e o relógio marca a entrada.

No final do mês são descontados os quilowatts gerados dos consumidores e se for produzido mais energia do que a consumida, os créditos ficam disponíveis por cinco anos para serem utilizados.

MAIS INFORMAÇÕES

www.solarisenergia.eng.br

e-mail: contato@solarisenergia.eng.br

Rua Desembargador Alonso Starling, 306 – Centro – Manhuaçu – Tel: 33 3563-1234

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.