Portal Caparaó - Markin Gomes conquista terceiro lugar no Campeonato de Aeropress
Entretenimento

Markin Gomes conquista terceiro lugar no Campeonato de Aeropress

31/05/2017 - Atualizado em 01/06/2017 09h21

MANHUAÇU (MG) - Markin Gomes – Café Fazenda Ninho da Águia – Manhuaçu (MG) – foi o terceiro colocado no disputado Campeonato Brasileiro de Aeropress 2017, realizado em Espera Feliz neste sábado, 27/05.

Após uma disputa acirrada, Leonardo Gonçalves (Soul Barista – Rio de Janeiro-RJ) levou a melhor. Marília Balzani (barista independente – Belo Horizonte - MG) ficou em segundo lugar e Markin Gomes(Café Fazenda Ninho da Águia – Manhuaçu (MG) conquistou a aeropress de bronze.

Markin Gomes resumiu sua alegria com o resultado: “Simplesmente inesquecível!! Foi um belíssimo evento, organização impecável, lugar lindo, com pessoas que eu admiro muito. Agradeço aqui o apoio incondicional dos meus queridos  do Café Fazenda Ninho da Águia, onde eu tenho o maior orgulho de trabalhar. Obrigado a todos de Alto Caparaó pelo apoio. Sou apaixonado por essa cidade! Parabéns aos organizadores. Desejo todo sucesso sempre!! O café me escolheu e sou grato por isso. Amo o que faço e vou me dedicar muito mais! Parabéns Marilia pelo 2° lugar!! Agora é torcer muito para o nosso representante Leonardo. Obrigado de coração a todos que ficaram na torcida por mim. Valeu gente!!! Em breve vou servir a minha receita na fazenda e falar um pouco da experiência com o café do campeonato”.

CONCURSO

A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress aconteceu no Sítio Santa Rita, região da Serra do Caparaó (ES/MG) e contou com dois mineiros e um carioca levando a melhor.

A competição foi organizada em nove rodadas com três baristas cada. Destas nove, apenas um competidor de cada prossegue na disputa, compondo a semifinal. Após os resultados, os três baristas finalistas competiram pelo primeiro lugar e compuseram o pódio.

Os competidores receberam os mesmos cafés e fizeram a sua receita para a extração na aeropress. Puderam escolher diversas variáveis para chegar aos sabores ideais, como temperatura da água, moagem, tempo de infusão, quantidade de café etc. Três juízes provaram às cegas os cafés dos competidores e votaram naquele que mais gostaram.

Ao som de muita música tocada pelo DJ Rafa Marques, o produtor do sítio Jhone Lacerda, Bebel Hamu, da AHA Coffee, e o organizador do evento no Brasil e vencedor da versão norueguesa, EysteinVeflingstad, decidiram por meio de provas às cegas quais dos semifinalistas iriam compor o pódio e disputar o troféu da aeropress de ouro, prêmio da competição.

FESTA

A festa foi finalizada com shows de bandas brasileiras no evento Coffee Rock e teve a presença de 1.000 visitantes, que assistiram ao campeonato e continuaram noite adentro.

A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress foi organizada pelo Santa Rita Cafés Especiais, 3ª Onda e A Cafeteria, patrocinado por Atilla, Three Brothers, Burgeon, Mahlkönig, La Marzocco, Semana Internacional do Café, Casa do Lago e Moccato e teve a Revista Espresso como mídia oficial.

A próxima edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress será em Brasília. A organização será da AHA Coffee.

Carlos Henrique Cruz - adaptado com informações da Revista Espresso

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.