Portal Caparaó - Labominas: 2º lugar no PAQLF - Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios da Embrapa
Agronégocios

Labominas: 2º lugar no PAQLF - Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios da Embrapa

19/06/2017 - Atualizado em 19/06/2017 17h37

MANHUAÇU (MG) - O Laboratório de Análises de Solo e Plantas do Labominas conquistou o segundo lugar no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos, tendo recebido o Selo de Qualidade PAQLF 2016. O PAQLF tem como principal objetivo a verificação da qualidade das determinações analíticas em solos dos laboratórios de instituições públicas e privadas, tendo em vista a garantia dos resultados gerados pelos participantes e utilizados para o cálculo dos níveis de adubação e calagem que serão aplicados pelos produtores rurais de todas as regiões do Brasil.

O Certificado de Excelência recebido é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no ano de 2016. Criado em 2008, o Labominas prima pela qualidade e excelência dos serviços prestados, com apenas dois anos de funcionamento, o Labominas já era um dos destaques do Programa Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertlidade, da Embrapa e desde então tem galgado posições importantes no PAQLF. “ Este certificado demonstra que foram atendidos, com excelência, os critérios de qualidade de análise de solos constantes no Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa. Assim como os produtores que trazem suas amostras para o laboratório podem ter confiança nos resultados”, destaca o Engenheiro Agrônomo Alyson Perígolo Lomeu.

 “A cada dia investimos mais na automação de nossos serviços, hoje a nossa análise é feita quase que totalmente automatizada. A adição de extratores, a pipetagem das alíquotas, não se tem nenhuma anotação de resultados das amostras no processo de análise, poucos laboratórios do país possuem este nível de automatização, o que evita possíveis erros, proporcionando um resultado limpo e correto. O Labominas conta ainda com mais de 1.200 m² de área de laboratório, o que facilita a organização e sua capacidade operacional”, completa.

A missão do Labominas é garantir ao engenheiro agrônomo, técnico, vendedor e produtor rural análises com confiabilidade e rapidez. Sua visão é atender a todos os clientes com nível de excelência reconhecido. Para tanto, possui os seguintes valores: Dedicação, Profissionalismo e Compromisso.

As análises de fertilidade é fundamental para diagnose do solo e planejamento dos produtores, para garantir uma produção sustentável, e precisam ser feitas em laboratórios confiáveis.

O Programa

Foram avaliados mais de 120 laboratórios em todo o país e o Laboratório de Solos do Labominas obteve a classificação nível A, com Índice de eficiência de 97,65%, sendo o segundo na lista dos melhores laboratórios do programa.  “É uma grande satisfação para nós do Labominas esta conquista, nossa equipe está sempre atenda à qualidade dos seus serviços e a preocupação em atender os nossos usuários”, reforça.

O PAQLF/Embrapa fornece, a cada ano, um kit com 12 amostras de solo aos laboratórios participantes, para determinações de fertilidade de solos. Os laboratórios avaliados como sendo de excelência adquirem o direito de utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF pelo período de um ano. Tais selos são rastreáveis, únicos em programas desta natureza, possuindo itens de segurança que impedem sua falsificação ou utilização indevida.  Além disso, o programa auxilia aos laboratórios para identificação dos problemas detectados e também com treinamentos e disponibilização de metodologias ente outras informações que permitem a melhoria continua dos laboratórios participantes do PAQLF.

Controle de Qualidade

O Labominas possui os mais respeitados selos de controle de qualidade do país, um reconhecimento do compromisso com o produtor.

Validação de Análise

O Labominas oferece ainda uma ferramenta importantíssima ao produtor rural e Instituições Financeiras, a Validação de Análise. “Indispensável para participar de programas de financiamentos e custeio de lavoura do Governo Federal, a Análise do Solo precisa ser confiável e original e para garantir essa originalidade, o Labominas oferece às instituições financeira e a seus clientes a Validação de Análise, com um código impresso no laudo, o operador do programa de financiamento através da internet acessa a nossa página www.labominas.com.br e com esse código se tem acesso a todos os dados da análise, como nome do produtor, nome do talhão, resultados e outros dados que ele cruza com a análise apresentada comprovando a originalidade do documento, evitando assim possíveis fraudes de laudos”, ressalta Alyson.

 Jailton Pereira - com informações da Embrapa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.