Portal Caparaó - Profissionais do programa AT&G fazem visita técnica em Manhuaçu
Agronégocios

Profissionais do programa AT&G fazem visita técnica em Manhuaçu

22/06/2017

MANHUAÇU (MG) - Os técnicos do programa de Assistência Técnica e Gerencial (AT&G), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) a cafeicultores das Matas de Minas, reúnem-se todo mês para trocar ideias e aprender um pouco mais para levar informações relevantes aos produtores que participam da iniciativa inédita em Minas Gerais. Neste mês, os profissionais fizeram uma visita técnica à fábrica de adubos da Heringer em Manhuaçu.

A reunião de nivelamento ocorre desde o início do programa, em 2016. Os profissionais discutem planejamento mensal e fazem a atualização técnica. Também participaram o supervisor Daniel Prados e Caio Oliveira, da Coordenadoria de Formação Profissional Rural do Senar Minas.

 “O intuito é sempre buscar uma opção a mais para levar para o produtor de modo a diminuir custos, por exemplo. Nos encontros e visitas técnicas, coletamos mais informação para levar ao produtor de modo a facilitar a sua tomada de decisão”, explicou Daniel.

Assistência aliada à gestão

Cerca de 300 cafeicultores participam do programa, que tem a proposta de auxiliar os produtores rurais na gestão e na adequação tecnológica. Cada técnico visitará cerca de 30 produtores por, no mínimo, dois anos, mensalmente.

As propriedades beneficiadas ficam em Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Araponga, Caiana, Caputira, Carangola, Durandé, Espera Feliz, Imbé de Minas, Inhapim, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Pedra Bonita, Reduto, Santa Margarida, São Domingos das Dores, São João do Manhuaçu, São Sebastião do Anta, Simonésia e Ubaporanga.

 “O técnico orienta tanto sobre assuntos técnicos de melhor condução dos tratos culturais da lavoura quanto na gestão de todo processo na propriedade cafeeira, apurando os custos e receitas”, afirmou Daniel.

A metodologia está fundamentada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.