Portal Caparaó - Colóquio de Direito e Diversidade de Gênero acontece neste sábado em Manhuaçu
Geral

Colóquio de Direito e Diversidade de Gênero acontece neste sábado em Manhuaçu

23/06/2017 - Atualizado em 23/06/2017 15h45

MANHUAÇU (MG) - Neste sábado, 24/06, acontece o I Colóquio de Direito e Diversidade de Gênero, em Manhuaçu. O evento será na Faculdade Doctum a partir de 9 horas da manhã. O tema central é "Diálogos Sociojurídicos: pelo direito de ser".

No Brasil, a cada 25 horas, uma pessoa LGBT é assassinada. 80% dos crimes homofóbicos e transfóbicos mundiais acontecem no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional de Transexuais e Travestis do Brasil (Antra), a expectativa de vida de uma pessoa transexual ou travesti no País é de cerca de 35 anos - bem abaixo da média nacional, estimada pelo IBGE em 75,2 anos.

A taxa de feminicídios no Brasil é de 4,8 para 100 mil mulheres – a quinta maior no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2015, o Mapa da Violência sobre homicídios entre o público feminino revelou que, de 2003 a 2013, o número de assassinatos de mulheres negras cresceu 54%, passando de 1.864 para 2.875.

Com esses números, o evento se propõe a discutir e debater o tema gênero, chamando as pessoas a contribuir com sua opinião e participar.
As inscrições estão abertas a toda comunidade. Será emitido certificado ao final do evento.

PROGRAMAÇÃO

9 HORAS - ABERTURA

9:30 ÀS 10:30 - DIREITO CIVIL, IDENTIDADE DE GÉNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: O CAMINHO PELOS DIREITOS CIVIS LGBTT.

Walter Veloso Mestre cm Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela ESDHC/MG, Especialista cm Direito Público pela PUC Minas.

Professor da faculdade Doctum em Manhuaçu MG.

10:30 ÀS 11:30 - CRIMINOLOGIA E GÊNERO: VIOLÊNCIA DE GÉNERO E OS ASPECTOS PENAIS NO DIREITO BRASILEIRO.

Keiciane Emerick   Especialista em Ciências Criminais, professora da faculdade Doctum em Manhuaçu/MG.

Breno Max de Jesus Silveira -  Promotor de Justiça da 2ª Promotoria da Comarca de Carangola MG

Débora Trindade Leite  - Analista do Ministério Público/MG, atua na promotoria de combate à violência domestica e familiar de Manhuaçu/MG.

12 ÀS 13:30 - ALMOÇO

13:30 ÀS 14:30 - IDENTIDADE DE GÉNERO E DESPATOLOGIZAÇÃO DA IDENTIDADE TRANSEXUAL.

Milene Coelho de Oliveira -  Psicóloga, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário de Caratinga. Professora da Faculdade do Futuro.

Nataly Sampaio - Graduanda em Psicologia pela Faculdade do Futuro (Manhuaçu) com Trabalho de Conclusão de Curso sob o intitulado "Transgeneridade masculina: aspectos psicológicos c sociais".

14:30 ÀS 15:30 - HOMEM SOFRE VIOLÊNCIA DE GÉNERO? UM DEBATE SOBRE MASCULINIDADES, MACHISMO E HOMOFOBIA.

Ettore Stefani - Publicitário. Mestrando cm Comunicação pela UFMG. Pesquisador na área Gênero, Sexualidade, Homocultura e Causa LGBT.

15:30 ÀS 16:30 - NARRATIVAS: O LUGAR DE FALA DE QUEM VIVÊNCIA AS QUESTÕES DE

GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL.

Mediação: Tânia Vieira   Mestranda cm Educação peta UFOP MG. Especialista em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO, Professora da Faculdade Doctum em ManhuaçuMG.

Relatos pessoais : Keo Coelho, Joane Bastos e Maycow Dias

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.