Portal Caparaó - Judiciário começa mudança para o novo fórum na segunda
Geral

Judiciário começa mudança para o novo fórum na segunda

23/06/2017 - Atualizado em 25/06/2017 10h30

MANHUAÇU (MG) - A partir de segunda-feira, dia 26 de junho, o Fórum Desembargador Alonso Starling começa a mudar para o novo prédio erguido na avenida Centenário, no bairro Bom Pastor em Manhuaçu.

A obra iniciada em fevereiro de 2015 e finalizada no início de 2017 foi edificada em terreno doado pelo Município ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com a finalidade específica de abrigar a nova sede do judiciário local, o terreno possui uma área de 4.196,56 m².

O custo das obras foi estimado em R$ 15.468.540,93, segundo o preço da proposta vencedora da licitação 053/2014 do TJMG. A nova sede conta com uma edificação de 6.307,39m² de construção, em seis pavimentos. Uma ampliação de seis vezes mais que o atual Fórum, que possui apenas 1.350 m². De acordo com o TJMG, o sexto pavimento será destinado às instalações técnicas.  “No total, o prédio terá capacidade para nove varas judiciais, incluindo Juizado Especial e todos os espaços necessários à prestação jurisdicional da comarca. O novo Fórum ainda conta com um salão do júri para 115 pessoas, elevadores, ar-condicionado central, acessibilidade para portadores de deficiência, estacionamento para carros, motos e bicicletas, entre outros”, informou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça.

Segundo o TJ, a opção pela construção se deve ao fato de não haver espaço para ampliação no atual Fórum, logo uma sede maior seria mais economia para o Estado. “Existem imóveis alugados para arquivo, área de apoio e Juizado Especial, criando transtornos para a administração e para os usuários”.

Segundo o Juiz Diretor do Fórum, Dr. Vinicius Ristori as novas instalações irão proporcionar aos usuário e servidores da justiça mais espaço e conforto. “As instalações do prédio atual, no centro da cidade já não supre as necessidades da Justiça no que diz a espaço físico e ergonomia, não tendo mais como receber ampliações e essa mudança se fez necessária, pois, são mais de 60 anos a sua instalação neste prédio que foi erguido na década de 50”, disse o Magistrado.

Dr. Vinicius ressalta que durante esta semana os trabalhos forenses estarão suspensos. “Exatamente como a mudança acontece neste dia 26, todos os equipamentos de informática, arquivos, processos, tudo será levado para o novo prédio e para que isto aconteça de forma correta e na mais perfeita ordem o atendimento no Fórum não acontecerá neste período. Atendendo apenas no regime de plantão”, destaca.

Última Sessão do Júri

O Juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Manhuaçu, Dr. Marco Antônio Silva presidiu a última Sessão do Juri realizada no centro da cidade. “O Fórum Desembargador Alonso Starling faz parte da história de Manhuaçu e da Comarca e este momento é muito especial para toda a população. É o reconhecimento do Governo do Estado em reconhecimento a esta Comarca Especial com o novo prédio”, disse.

Dr. Marco Antônio destacou a importância das novas instalações do Fórum de Manhuaçu. “Como já foi dito antes, o Fórum Desembargador Alonso Starling faz parte da história da região, decisões importantes foram tomadas neste prédio e o mais importante, com a participação do cidadão, o qual para este trabalhamos. Estaremos servindo em um novo espaço e a população conta agora com um novo salão de júri com mais conforto e comodidade, com espaço com para 115 pessoas convidamos a população para participar da primeira Sessão do Júri já agendada para a primeira semana de julho”, ressalta.

Na última Sessão ocorrida no Fórum Desembargador Alonso Starling, no centro de Manhuaçu, Reinaldo Gonçalves de Oliveira foi condenado a 04 anos de reclusão em regime aberto pelo crime de tentativa de homicídio.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.