Portal Caparaó - Conferência Municipal de Saúde e Sustentabilidade
Geral

Conferência Municipal de Saúde e Sustentabilidade

01/07/2017 - Atualizado em 02/07/2017 15h48

SIMONÉSIA (MG) - Aproximadamente 210 pessoas participaram da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Simonésia, realizada na terça-feira (27).

O prefeito Laerte Augusto, o vice Dr. Ademilson e os vereadores Zé Armindo e Aparecida do Duca foram as autoridades presentes, além dos secretários de Assistência Social, Comunicação, Educação, Agricultura e Meio e Cultura, Turismo e Esportes e a secretária de Saúde de Santana do Manhuaçu, Miriam Mendes Assis.

A população compareceu em massa, fato este que o prefeito Laerte ressaltou em sua fala. “Estou muito contente em ver esse espaço lotado, significa que a população está se envolvendo e buscando participar quando é convocada. Essa conferência é a voz do povo, de todo o nosso Município centralizado aqui”, finalizou o prefeito.

O tema central da conferência foi “Saúde Integral Saúde e Sustentabilidade”. A discussão, que foi aberta ao público, foi realizada no espaço de eventos Altas Horas. A conferência iniciou às 11h e foi encerrada às 19h.

Na ocasião, foram discutidos vários temas voltados à saúde pública com enfoque na sustentabilidade, além de serem debatidas propostas apresentadas por cada comunidade onde foram realizadas as pré-conferências.

Saúde e Sustentabilidade foi o tema da primeira palestra do evento, ministrada pela engenheira ambiental Luana Santana. A segunda ministração ficou por conta do vice-prefeito e médico, Dr. Ademilson Feitosa, que falou sobre hipertensão e a relação direta com a alimentação. A rodada de palestras foi encerrada pela nutricionista Josiane Vaz, que falou sobre alimentação sustentável.

Nos intervalos do evento foram sorteados brindes doados por instituições parceiras, o que garantiu momentos de descontração entre os participantes.

Logo após o café da tarde foram formados quatro grupos de discussão, com o intuito de discutir as propostas encaminhadas em cada uma das pré-conferências e elaborar propostas de melhorias para os serviços da saúde. Ao final do evento foi eleito o novo conselho municipal de Saúde, com nove conselheiros representando o governo e também a sociedade civil.

A secretária de Saúde, Aline Nunes, falou sobre a relevância da discussão. “Foi um momento de discussões muito proveitosas e também um momento muito democrático, em que tivemos a participação ativa da população. Tudo o que foi debatido teve uma importância muito grande, as propostas refletem as necessidades da nossa de melhorias para os serviços da população”, comentou ela.

Assessoria de Comunicação.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.