Portal Caparaó - Prefeitura mantém Farmácia Popular e entrega medicamentos de alto custo
Geral

Prefeitura mantém Farmácia Popular e entrega medicamentos de alto custo

04/07/2017 - Atualizado em 04/07/2017 16h01

MANHUAÇU (MG) - A Prefeita Cici Magalhães e o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca) descerraram a fita inaugural da Farmácia Popular de Manhuaçu, na manhã de sábado, 1º de julho, marcando a consolidação de duas importantes conquistas para o atendimento na Saúde. Além da nova fase da farmácia, que agora será mantida pelo município, também é realidade a dispensação dos medicamentos de alto custo – benefício para mais de mil pessoas que não precisarão se deslocar até à GRS/ Manhumirim para ter acesso aos remédios gratuitos disponibilizados pelo Governo.

A solenidade envolveu também a participação da Secretária M. de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales, e demais membros do secretariado; Coordenadora da Farmácia Popular de Manhuaçu, Juliana Leitão; Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria); Vice-presidente Juarez Elói; Vereadores Rodrigo Júlio dos Santos, Paulo Cesar Altino, Gilson César, Cabo Ferreira, Giovanni Mageste, Berenice Ferreira, Rogério Filgueiras Gomes, além de moradores e profissionais da Secretaria de Saúde.

MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO EM MANHUAÇU

A entrega dos medicamentos antes disponibilizados na GRS / Manhumirim (Gerência Regional de Saúde) representa economia, agilidade e ganho de tempo para os pacientes de Manhuaçu.

A Prefeita Cici Magalhães lembrou os esforços do ex-vereador Jânio Garcia Mendes, atualmente Secretário de Esportes, para que este serviço fosse transferido para Manhuaçu há dois anos. Na ocasião, Cici exercia a função de Diretora da GRS/Manhumirim e efetivou os procedimentos necessários para atender à reivindicação do então vereador, mas, na época, a Secretaria de Saúde de Manhuaçu não manifestou interesse em trazer este serviço para a cidade.   

Jânio Garcia Mendes agradeceu à Prefeita Cici Magalhães e reiterou as motivações que o levaram a apresentar estas reivindicações no passado tanto à Gerência Regional de Saúde quanto ao Deputado João Magalhães: a intenção de facilitar a vida dos pacientes que necessitam destes medicamentos.

PREFEITURA ASSUMIU A RESPONSABILIDADE

A Farmácia Popular de Manhuaçu – anteriormente denominada Farmácia Popular do Brasil – passa a ser mantida exclusivamente pelo município, considerando que o Governo Federal extinguiu o programa. Diante deste cenário, restaram duas opções às prefeituras: fechar as unidades da Farmácia Popular do Brasil ou mantê-las, assumindo plenamente os custos e despesas.

A Administração Municipal decidiu manter o serviço, beneficiando sobretudo à população de baixa renda, já neste primeiro ano de mandato, surgindo assim a Farmácia Popular de Manhuaçu.

Também presentes à solenidade, o Coordenador do Setor de Compras e Infraestrutura da Sec. M. de Saúde, Quilberson Costa; Coord. da Assistência Farmacêutica do Município, Flávio Reis; Farmacêutica Corresponsável da Farmácia Popular, Amanda Assis, Atendentes Glebson Hott Marcelino Breder, Tarciane Rhodes, Alda Chaves Teixeira Pimentel, Débora Natália Dutra, Verônica Muniz e Ednaldo Lourenço. A Prefeita Cici Magalhães, a Secretária Karina Sales e o Coordenador Quilberson Costa foram homenageados durante a cerimônia.

A Farmácia Popular de Manhuaçu funciona na Rua Olímpio Vargas, 213, próximo à Praça Antônio Brum. O telefone é 33 3332 4488 e o horário de funcionamento é 8h às 18h (segunda-feira a sexta-feira). No local, é oferecido atendimento farmacêutico integral, agendamento para acompanhamento terapêutico e a dispensação de medicamentos gratuitos municipais e de alto custo.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.