Portal Caparaó - Estudante de Manhuaçu consegue bolsa de Mestrado nos Estados Unidos
Geral

Estudante de Manhuaçu consegue bolsa de Mestrado nos Estados Unidos

30/07/2017 - Atualizado em 31/07/2017 13h46

REDAÇÃO - O jovem estudante Roberto Vicente se formou recentemente em Engenharia Civil e conseguiu uma bolsa integral para fazer o Mestrado no Florida Institute of Technology (FIT). O estudante morou a maior parte da vida na cidade de Mutum/MG.

Morador de uma das comunidades carentes da cidade, ele passou muitas dificuldades sociais e financeiras na infância e adolescência, mas nunca deixou de estudar e tentar ajudar a mãe e os irmãos. Segundo o mesmo, a missão dele sempre foi a de tirar aquela família da condição precária a qual ela se encontra.

Já no Ensino Fundamental o estudante se destacava pelas notas alcançadas em todas as disciplinas. De tal forma, os diretores do Colégio Mutum, uma escola particular da cidade de Mutum, deram a oportunidade para o Roberto estudar todo o Ensino Médio com bolsa integral na escola. Fato esse que fez o estudante crescer e alcançar novas conquistas.

Em 2010, ele passou em primeiro lugar no vestibular em Manhuaçu e iniciou os estudos no curso de Engenharia Civil com bolsa integral do Prouni. O estudante mesmo no ensino superior se destacou pela excelência nas notas e com isso, em 2013, Roberto conseguiu uma bolsa do Ciência sem Fronteiras para o FIT, onde estudou por 16 meses mantendo o padrão de notas. Ele retornou em 2015 para terminar o curso iniciado em Manhuaçu e se formou em 2016 com média final de 98, vários artigos publicados, fluência no Inglês e com a medalha de honra ao mérito da faculdade pelo rendimento atingido durante todo o curso.

O programa de Mestrado será iniciado no próximo mês de agosto e tem previsão de término em Maio de 2019. Quem conhece realmente a história do estudante sabe o quanto essa oportunidade representa para ele, para a família dele e para a comunidade de Mutum, a qual o viu sofrer e agora o vê crescer sem perder a humildade.

Roberto ainda afirma em entrevista ao Portal Caparaó: "Passei por muitas dificuldades na adolescência. Até para comer. Nunca desanimei e sempre acreditei, com fé em Deus, que as coisas um dia melhorariam. Ainda não melhoraram da maneira que eu gostaria, mas em breve poderei tirar minha mãe da condição difícil a que se encontra. Agradeço a todos que me ajudaram. Não teria conseguido coisa alguma sem o auxílio dos professores e amigos de Mutum e de Manhuaçu. Obrigado”.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.