Portal Caparaó - Sicoob Credilivre entrega mais uma nascente recuperada
Agronégocios

Sicoob Credilivre entrega mais uma nascente recuperada

04/08/2017 - Atualizado em 04/08/2017 13h28

MANHUMIRIM (MG) - Dando continuidade ao Projeto “Água é Vida – Recuperando Nascentes”, o Sicoob Credilivre realizou no último 26 julho, a entrega de mais uma nascente totalmente recuperada.

Dessa vez a entidade beneficiada foi a Associação Manhumiriense dos Amigos Reunidos – AMAR, que fica no Córrego Ventania, zona rural do município de Manhumirim/MG.

Com capacidade para atender 27 pessoas, a entidade conta hoje com 20 residentes. Inaugurada no ano de 2008, a AMAR conta com uma ótima estrutura para o trabalho de recuperação e ressocialização de dependentes químicos e de álcool e presta um excelente trabalho para toda a nossa região. “É um trabalho que não é fácil, porém extremamente gratificante. Poder contribuir com uma pessoa que, às vezes, se encontra em situações lamentáveis, sentindo-se excluída pela sociedade e pela família, faz com que nós, voluntários para esse trabalho, tenhamos cada vez mais forças para lutar e vencer os desafios. É importante dizer também que sem as parcerias realizadas seria impossível realizar esse trabalho. As pessoas podem contribuir com qualquer valor e também podem doar um pouco do seu tempo para o trabalho voluntário. Toda ajuda é muito bem-vinda. ” Disse o sr. Hélio Marcos Mendonça, presidente da AMAR.

O trabalho de recuperação da nascente foi realizado em aproximadamente 90 dias. O projeto elaborado para essa recuperação conta com a construção de uma drenagem filtrante que faz o processo de filtração lenta, onde não se usa nenhum tipo de produto químico. A execução contou também com a parte do terraceamento para que a água da chuva tenha condições de infiltrar mais no solo. Toda  Área de Preservação Ambiental (APP) foi cercada conforme determina as normas ambientais, respeitando a natureza e as características do local.

No início dos trabalhos foi verificado que a nascente tinha uma vazão que atendia aproximadamente 15 pessoas e tão logo o trabalho foi concluído pode-se verificar um aumento na vazão. Agora capaz de atender a até 50 pessoas. O apoio da administração da AMAR e a participação dos residentes na realização dos trabalhos foi fundamental para o sucesso desse projeto.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.