Portal Caparaó - Câmara de Alto Caparaó recebe novo diretor do parque
Agronégocios

Câmara de Alto Caparaó recebe novo diretor do parque

30/08/2017

A Câmara de Vereadores de Alto Caparaó realizou na noite de terça-feira, 29/08, uma sessão solene de boas-vindas ao novo Administrador do Parque Nacional do Caparó, Welington Antônio Lopes, conforme publicação no Diário Oficial da União, de sexta-feira, 25/08.

O evento com a participação de autoridades políticas, comerciantes e representantes do setor de hotelaria e turismo, líderes comunitários e religiosos, moradores e convidados.

A mudança na administração do parque era uma reivindicação antiga, que foi reforçada numa nota de repúdio elaborada pela Câmara e encaminhada ao Instituto Chico Mendes, demonstrando a insatisfação da comunidade com o gestor anterior do Parque Nacional do Caparaó.

O nome de Welington foi recebido de bons grados por toda a comunidade de Alto Caparaó. O Prefeito José Gomes parabenizou o novo chefe do parque pela nomeação e agradeceu o empenho do Deputado Federal Paulo Abi-Ackel em apoio às negociações. “O Brasil passa por momentos difíceis, mas com o empenho de todos, políticos, trade turístico, comunidade, empresários e Parque Nacional em busca de um denominador comum, onde as coisas serão mais fáceis de serem resolvidas”, disse –“a crise política atingiu em cheio o Parque, falta de recursos e investimentos, falta de funcionários terceirizados colocam em risco o bom funcionamento do Parque, que pode ser amenizado com a realização de parcerias, e somos parceiros do Parque”, finaliza o Prefeito Zé Gomes.

O novo chefe do Parque Wellington Antônio agradeceu as boas vindas e disse que sua gestão será pautada pelo diálogo com as Prefeituras do entorno do Parque e com toda a cadeia produtiva do turismo. “Estaremos abertos ao diálogo e sugestões, para uma boa gestão temos que saber ouvir e discutir que é realmente bom para o Parque e para as comunidades do entorno dele, tanto do lado mineiro, quanto o capixaba. Vamos fazer visitas nas propriedades e comunidades do entorno do Parque para que juntos possamos realizar uma gestão compartilhada”, disse o novo gestor do Parque Nacional do Caparaó.

Funcionário de carreira, Wellington trabalha na Unidade de Conservação a mais de 35 anos. “A nossa primeira preocupação é com a preservação dentro e no entorno do Parque aliada a um turismo responsável e sustentável para toda a Região do Caparaó. De nada adianta abarrotarmos o parque de turistas sem um trabalho de conscientização e preservação. É de fundamental importância que o turista venha e que ele volte e encontre o lugar cada vez mais renovado”, completa.

O Secretário Municipal de Turismo Rafael Santana Faria disse que representa o município de Alto Caparaó no Conselho Consultivo do Parque e que a Secretaria Municipal de Turismo está de portas abertas para o novo gestor e que será parceira nessa nova empreitada. “ O primeiro passo é analisar a real situação do Parque e a possibilidade da reabertura do Terreirão para solucionar o problema e voltar a abrir o Terreirão para acampamento, um dos principais motivos de reclamação dos turistas”, frisa o Secretário.

Para empresário Ronald Gripp a maior dificuldade do trade turístico era a comunicação com o Parque. “Quero dar as boas-vindas ao Welington e dizer que estamos aqui para somar, nos últimos anos ofícios envidados ao ICMBio não eram respondidos, deixando perguntas sem respostas e frustrando qualquer inciativa de parcerias”, ressalta Ronald.

Carlos Bezerra, também empresário do ramo de hotelaria e turismo disse que todo o empresário do setor do turismo tem responsabilidade e querem um Parque preservado, funcionando bem para poder receber bem os turistas. “ A nossa luta não é somente com os lucros e sim que o turismo no Parque Nacional do Caparaó contribua para o sustento de muitas famílias no entorno do Parque, e todos unidos pela preservação e investimentos na Unidade”, disse Carlinhos.

Ao final, o Presidente da Câmara, o Vereador Rodrigo França Peixoto agradeceu a todos os vereadores que participaram do Manifesto em prol do Parque e frisou para que eles enviem para os seus Deputados ofícios solicitando melhorias no Parque e que estava muito contente com a nomeação do Wellington para comandar o Parque Nacional do Caparaó.

Wellington Antônio Lopes é funcionário de carreira do ICMBio, com mais de 35 anos de atuação somente no Parque Nacional do Caparaó, é analista ambiental, trabalhou por vários anos como coordenador da fiscalização do Parque, foi chefe de brigada combate a incêndios florestais na Unidade de Conservação.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.