Portal Caparaó - Facig incentiva professores em programas internacionais
Geral

Facig incentiva professores em programas internacionais

01/09/2017 - Atualizado em 01/09/2017 18h28

MANHUAÇU (MG) - A FACIG faz parte há 4 anos do consórcio de instituições de ensino STHEM Brasil, que tem como objetivo a inovação acadêmica. A instituição, inclusive, possui um cargo de direção no comitê gestor do consórcio.

O consórcio foi criado pelas mais conceituadas instituições de ensino superior do país visando uma parceria com LASPAU, órgão da Universidade de Harvard que tem como objetivo o desenvolvimento da educação nas Américas.

Diversos benefícios já são observados na comunidade acadêmica da FACIG, destacando-se a capacitação anual dos professores da instituição com professores de Harvard, do MIT e do OLIN College; o evento anual de apresentação das melhores práticas aplicadas pelas instituições brasileiras; treinamento online oferecido por LASPAU em temas relacionados à inovação acadêmica; criação de uma nova revista do próprio consórcio para a publicação de artigos relacionados à inovação acadêmica; treinamento dos gestores nos Estados Unidos, em Harvard; além de viagens e missões técnicas internacionais.

Vale destacar, ainda, a adoção maciça pela FACIG das metodologias ativas de ensino, sendo que já há cursos da instituição onde 100% das disciplinas são ministradas desta forma, trazendo, como principal benefício, um aumento significativo de assimilação do conhecimento por parte dos estudantes.

Os resultados alcançados pela FACIG são vistos longe de casa: os professores da instituição publicaram neste ano inúmeros artigos em congressos nacionais e internacionais, além de ter sido publicado no início do ano o primeiro livro sobre metodologias ativas de ensino por uma instituição que faz parte do consórcio STHEM Brasil.

A FACIG também tem sido convidada e prestado treinamento e consultoria para escolas da região.

Duas novas oportunidades estão disponíveis para os professores da FACIG: uma delas é a participação durante um ano do programa de fellowship na Universidade de Harvard onde o professor deverá pesquisar e publicar um artigo relacionado à inovação acadêmica. Neste programa, o professor viaja com suas despesas pagas.

O outro programa é com a Universidade de Tempare na Finlândia, país que hoje é referência em educação no mundo. Os professores terão a oportunidade de passar três meses no gelado inverno finlandês trocando experiências e aprendendo sobre o que levou este país aos primeiros lugares nos rankings mundiais de educação.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.