Portal Caparaó - Campanha de Multivacinação e atualização da Caderneta de Saúde têm início
Geral

Campanha de Multivacinação e atualização da Caderneta de Saúde têm início

12/09/2017

MANHUAÇU (MG) - A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Manhuaçu iniciou nesta segunda-feira, 11, a Campanha de Multivacinação e os trabalhos para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

Com o slogan ‘Unido fica mais protegido’, a campanha será desenvolvida até o próximo dia 22 de setembro, em todos os postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), no horário de atendimento. O público da campanha são as crianças menores de 05 anos e crianças com idade entre 09 anos e menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, torna-se fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação para atualizar a situação vacinal. Quem não tiver a caderneta, deverá comparecer à Unidade de Saúde, para regularizar estas informações referentes aos filhos, pois, o objetivo é otimizar a cobertura em todo o município, ampliar grupos e faixas etárias, com o intuito de deixar uma maior parcela da população mais protegida.

Maria Cristina Caldeira Duarte relata que, tendo em vista a complexidade do atual calendário de vacinação que dispõe de quatorze vacinas para crianças menores de 05 anos e cinco vacinas para os adolescentes, torna-se fundamental que toda a população-alvo compareça aos serviços de Saúde, levando a caderneta de vacinação. As unidades de saúde já se encontram abastecidas com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários e os profissionais de saúde poderão avaliar se alguma vacina não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales, lembra que os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem ficar atentos aos prazos da campanha e não deixar para comparecer ao posto de Saúde na última hora. Para facilitar, no próximo sábado, dia 16, será realizado o DIA D (Dia de Mobilização Nacional), das 8h às 17h. O Dia D representa oportunidade para os pais ou responsáveis levar as crianças e os adolescentes para a vacinação, em um posto mais próximo de suas casas e atualizar o cartão.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.