Portal Caparaó - Espaço Crescer realiza curso de formação continuada para professores
Geral

Espaço Crescer realiza curso de formação continuada para professores

23/09/2017 - Atualizado em 24/09/2017 21h44

Alto Caparaó (MG) - Através de uma parceria inovadora, 34 professores da rede municipal de Alto Caparaó, concluíram no último dia 19, o curso de Formação Continuada em Aprendizagem e funções executivas, ofertado pelo Espaço Crescer. O curso teve início em abril, tendo sido realizados 11 encontros, totalizando 44 horas de formação.

Ao longo do curso os professores se apropriaram de conceitos relacionados a neurociência, aprendizagem e atividades pedagógicas que estimulem as funções executivas. “O curso ressignificou algumas práticas que já são realizadas pelos professores, e enriqueceu o leque de oportunidades criativas para atividades em sala de aula, a partir da demonstração prática de dinâmicas, jogos e exercícios inovadores, tudo respaldado na neurociência do aprendizado”, afirmou Tatiana Vasques, neuropsicopedagoga, diretora do Espaço Crescer e uma das ministrantes do curso.

A formação também teve a participação da psicóloga Gláucia Werner, que abordou conteúdos importantes como a necessidade da auto e heteroregulação para aprendizagem, como criar um ambiente de motivação para os estudos e abordagens comportamentais na relação com os alunos.

O grande diferencial do curso, segundo Silésia Santos, vice-diretora da Escola Municipal Eugênio Tavares da Silva, e uma das concluintes, foi a “base teórica forte”. Para ela, o curso conseguiu unir teoria e prática, na dosagem certa, possibilitando aos participantes, um olhar mais crítico sobre suas prática. “Hoje a escola está mais atenta quanto as atitudes, comportamentos e aprendizagem dos nossos alunos procurando intervir com uma ressignificação do processo escolar.”

O encerramento do curso contou com a apresentação de planos de aula inovadores, que incluíram a estimulação dos componentes executivos para crianças da educação infantil e ensino fundamental I. A entrega de certificados teve a presença do prefeito José Gomes Monteiro, e do secretário de Educação Rafael Santana Faria, que parabenizaram as concluintes. Foi enfatizado que grande parte dos professores concluintes já iniciaram a inclusão de novas práticas na sala de aula, que ficaram mais lúdicas e envolventes, despertando o interesse dos estudantes pelos assuntos abordados e melhorando o comportamento em sala.

O curso de formação Continuada para professores é ofertado pelo Espaço Crescer, para escolas Públicas e privadas, e pode ser adaptado conforme disponibilidade e demanda dos professores. O Espaço Crescer fica na Rua Capitão Rafael, 193 – Centro – Manhuaçu. Tel: (33) 3332-1411

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.