Portal Caparaó - Equipe da GRS se reúne em Manhuaçu para discutir ações
Geral

Equipe da GRS se reúne em Manhuaçu para discutir ações

23/09/2017 - Atualizado em 24/09/2017 21h46

MANHUAÇU (MG) – Equipe da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, composta pelo Coordenador de Vigilância em Saúde e pela Referência Técnica da Vigilância Ambiental promoveu reunião conjunta com as Coordenadorias da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária do Município de Manhuaçu. O objetivo da reunião foi realizar o acompanhamento integrado das atividades de controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no nível municipal (Dengue, Zica e Chikungunya).

Os técnicos avaliaram a estrutura organizacional, a caracterização do município quanto ao número de imóveis, os pontos estratégicos, os recursos humanos disponíveis para realização das atividades e os protocolos de trabalho.

Quanto às ações de Vigilância epidemiológica foi possível detectar que: o município realiza ações de busca ativa em unidades silenciosas e notifica diariamente os casos novos para as equipes de controle de vetores. Ou seja, o município realiza ações que permitem: detectar a ocorrência dos casos, avaliar a sua gravidade, realizar o monitoramento espacial e promover o controle dos vetores.

Quanto à assistência dos pacientes as equipes municipais promovem a classificação do risco e realizam o atendimento conforme orientações do manejo clínico.

“Por fim, é importante destacar que, a maior parte dos criadouros do mosquito transmissor está no interior das residências, ou seja, estão em nossas casas e quintais. Portanto, receber o agente de endemias do seu município em sua casa é muito mais que uma questão de educação, é uma questão de saúde pública, é uma questão de cidadania. O empenho da sociedade é fundamental para vencer a guerra contra o mosquito. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha”, destaca a coordenação da Vigilância em Saúde GRS.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.