Portal Caparaó - Minha Casa Minha Vida: Voltando a realidade
Geral

Minha Casa Minha Vida: Voltando a realidade

25/09/2017 - Atualizado em 26/09/2017 09h10

MANHUAÇU (MG) - Adquirir a casa própria é o sonho de boa parte da população que está no aluguel. O programa MINHA CASA MINHA VIDA, já está em andamento para a fase final. Em meados de 2018, as casas estarão prontas para as famílias que atendem o perfil do projeto. Projeto de construção que será em um condomínio fechado, com área de lazer, garagem, guarita e totalmente murado, com instalações confortáveis, proporcionando comodidade às famílias.

De acordo com Carolina Barack Breder, coordenadora do cadastro único, responsável pela etapa de organização das famílias e dos cadastros, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, os trabalhos andam a todo vapor. “Hoje estamos organizando o sorteio que acontecerá nos próximos meses. Iremos divulgar, mas ainda não sabemos data, local e horário. Precisamos ainda acertar detalhes que são muitos. São critérios que exigem ser enquadrados pelas famílias. São três nacionais e três criados pela Comissão de Habitação que existe aqui na cidade de Manhuaçu.

 CRITÉRIOS

Segundo Carolina, as famílias têm que se enquadrar em algum dos critérios exigidos. “Quanto mais critérios existir para que essas famílias se enquadrem, maiores as chances de serem contempladas. Por isso nosso trabalho aqui exige toda uma organização dessa pontuação desses para a divulgação a essas famílias, e depois disso ser anunciado uma data para o sorteio.”

São considerados critérios adicionais municipais:

. Famílias com, no mínimo, 05 anos de residência fixa na sede do município, comprovado com a apresentação de comprovante de residência;

. Famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), no âmbito da Política de Assitência Social, comprovado por declaração do ente público;

. Famílias com filhos em idade inferior a 18 anos, comprovado por documento de filiação; A porcentagem de Unidades Habitacionais destinadas

. 3% das Unidades Habitacionais para idosos;

. 3% das Unidades Habitacionais para deficientes e famílias de que façam parte São considerados critérios nacionais:

.Famílias residentes em áreas de risco ou insalubres, ou que tenham sido desabrigadas, comprovado por declaração do Ente Público;

. Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovado por autodeclaração;

. Famílias de que faça parte pessoa(s) com deficiência, comprovado com a apresentação de laudo médico.

Lembrando que: São 288 imóveis e 392 famílias com perfil para participar do sorteio. As obras estão concluídas em mais de 50%, segundo Carolina. A previsão de entrega é entre abril e junho de 2018.

“A previsão que tínhamos de acordo com a Caixa, é que a entrega dos imóveis seria em abril, mas por conta de fatores climáticos, que acabam contribuindo para o atraso, o prazo se estendeu até junho. Além disso, a prefeita Cici Magalhães tem dado um suporte, uma atenção especial para qualquer problema e que não tenha a demora de antes. Realmente está tendo um esforço conjunto nesta gestão que é espetacular.” “Muitas famílias comprometem a renda que já é pouca, com o pagamento de aluguel. Isso melhora a condição de vida de todos eles. Além disso, terão a oportunidade de pagar um valor simbólico, por um imóvel que será próprio.”

 Cione de Fátima Ribeiro é uma das mulheres chefes de família, que tem o perfil para o programa do governo. Mãe de quatro filhos trabalha como autônoma, é responsável pelo sustento da casa, e aguarda ansiosamente o dia em que o aluguel não será uma despesa no orçamento.

“Já encaminhei meus documentos e espero muito para que eu seja sorteada. São 20 anos batalhando e pagando aluguel. Batalho com minhas vendas, dependo de ajuda das pessoas, e para mim isso é um sonho. Cheguei a ver de longe as obras e achei tudo muito bonito e bem feito, um projeto que vai ajudar muitas pessoas.”

“O trabalho feito pelas assistentes sociais também foi incrível. Elas nos auxiliaram, conversaram, explicaram, e estiveram empenhadas para instruir nós que estamos aguardando essas casas. São pessoas que acabei criando muito carinho.”

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.