Portal Caparaó - Regional de Manhumirim promove atividades voltadas para a saúde mental
Geral

Regional de Manhumirim promove atividades voltadas para a saúde mental

28/09/2017 - Atualizado em 29/09/2017 08h57

MANHUMIRIM (MG) - Nesta segunda-feira, 25/9, a Regional de Saúde (GRS) de Manhumirim realizou, em sua sede, o 4° Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, em conjunto com o 106° Fórum de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a participação de representantes dos municípios de toda a Regional.

Além de discutir sobre a Política de Saúde Mental (informes e discussões) o encontro contou também com apresentação de oficinas terapêuticas de artesanato e culinária, que trabalham com geração de trabalho e renda para os usuários.

A Referência Técnica de Saúde Mental na GRS Manhumirim, Marcos Alexandre de Faria Moreira, que conduziu o encontro, afirmou que as oficinas são essenciais para a autonomia do usuário, além de promover a inclusão social e reabilitação psicossocial. "As oficinas são instrumentos que na sua plenitude, acolhem a crise, amenizando seus efeitos e colaborando significativamente com a construção de projeto terapêutico singular", disse.

No acolhimento inicial, houve o ato Abraça RAPS, em defesa da Rede de Atenção Psicossocial e apresentação musical da usuária Suzane Miller do CAPS I de Santa Margarida.

Com cerca de 50 pessoas entre profissionais dos serviços, usuários da rede, acadêmicos e estagiários com grande participação em forma de Roda de Conversa com o tema Saúde Mental (EM)Cena, por uma sociedade sem manicômios, a 4ª edição do Colegiado Gestor e 106º Fórum de Saúde Mental foi produtiva em defesa da Reforma Psiquiátrica e do SUS, na troca de ideias, experiências e estratégias de Redução de Danos, reinserção social, produção e reabilitação psicossocial.

“As oficinas desenvolvidas nos pontos de atenção da RAPS são dispositivos estratégicos da reinserção social ao motivar autonomia, promover a autoestima, a criatividade e iniciativas de renda do usuário em saúde mental inseridos na Rede”, disse Marcos Alexandre.

Jornalismo Saúde MG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.