Portal Caparaó - Escola é arrombada e notebooks são furtados
Segurança

Escola é arrombada e notebooks são furtados

03/10/2017

MANHUAÇU (MG) - A Escola Estadual João Xavier da Costa foi alvo de arrombamento na madrugada de terça-feira, 03 de outubro. A Polícia Militar recebeu uma chamada por volta de 3:30 da manhã, dando conta de que o alarme da escola havia sido acionado. De imediato uma equipe da PM juntamente com uma funcionária da escola se dirigiram para a escola. Chegando na escola notou-se que os invasores após escalar o muro da escola, improvisou uma escada utilizando algumas mesas sobre postas uma sobre a outra e após quebrar o vidro de uma grade, entraram no laboratório de informática, de onde subtraíram 17 notebooks, e um projetor data show. “Ficamos assustados com a audácia dos indivíduos, eles cortaram os cabos de aço que eram usados como segurança nos equipamentos, destruíram uma câmara de segurança e ainda achando que adiantaria alguma coisa, desligaram o padrão de energia, mas, o que mais no decepciona e saber que um aluno da escola participou disso tudo”, lamente a diretora Ana Maria Alves de Freitas.

Um dos fatores que impediu que os indivíduos levassem todos os equipamentos foi o sistema de alarme e câmaras da escola. “Graças a ação rápida da Polícia Militar, que nos atendeu prontamente quando solicitado, fez com que os invasores se assustassem com a nossa chegada e fugissem deixado parte do material furtado na quadra da escola”, disse Ana Maria.

Durante as buscas no interior da escola foram localizadas três blusas de moletom, cada uma contendo cinco notebooks e próximo também foi achado o projetor. Segundo o Subtenente Washington, Coordenador do Policiamento do Turno, uma das blusas foi reconhecida pela funcionária como sendo de um aluno da escola. “Primeiramente vale ressaltar a importância de um sistema de segurança eficiente, pois assim que escola foi invadida, nós fomos acionados nos informando da situação e esse prazo de deslocamento rápido, impediu que os indivíduos fugissem com todo material furtado”, disse o Militar.

Ainda segundo ele, o menor identificado como sendo aluno da escola, já é um conhecido da polícia com passagens em delitos de furtos. “Estamos analisando as imagens das câmeras de segurança no intuito de identificar os demais envolvidos, mas pedimos o apoio da comunidade, pois ações como esta prejudica não só a escola, que desenvolve um trabalho muito importante para os moradores do bairro”, frisou o Subtenente. Os autores ainda danificaram uma câmera de segurança.

Segundo a diretora do educandário, os trabalhos dos alunos no laboratório de informática ficam suspensos temporariamente até que sejam reparados os danos causados pelos autores. “Espero que no máximo até a próxima semana a sala esteja pronta pra uso, mas até lá, os alunos ficam impossibilitado de usar o laboratório de informática da escola”, explica Ana Maria.

A Escola João Xavier da Costa atende cerca de 450 alunos, moradores do bairro Engenho da Serra, santa Terezinha e adjacências, destes, mais de cem são alunos do tempo integral, ou seja, eles permanecem na escola de 7 às 17 horas e recebem três refeições diárias. “Nós sempre contamos com o apoio da comunidade, os pais de nossos alunos e vizinhos têm nos ajudado muito e mais uma vez contamos com o apoio de vocês para que possamos localizar esses equipamentos” faz um apelo a diretora.

A Polícia Militar segue em rastreamento no intuito de localizar o aluno da escola e os demais envolvidos no crime.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.